Alep terá semana de projetos polêmicos

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) obrigará os deputados estaduais a tomarem posicionamentos sobre a doações eletrônicas de órgãos, cursos de caplacitação para os paranaenses, lançamento de publicações, audiências públicas sobre inclusão, segurança e proteção de crianças e adolescentes.
Os membros do parlamento também terão duas sessões da Assembleia Itinerante, uma na ExpoBan 2025, em Bandeirantes, na quinta-feira, dia quatro de setembro e a outra na FrutFest 2025, em Carlópolis, na sexta-feira, cinco de setembro.
Abrindo a semana, na segunda-feira (1), tem início o mutirão de doação eletrônica de órgãos, realizado em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg). O atendimento será prestado no Salão Nobre, sempre às segundas, terças e quartas-feiras de setembro, a partir das 9 horas.
No mesmo dia, às 9 horas, o Auditório Legislativo recebe a audiência pública de lançamento do Caderno do PNE Antirracista 2026-2036, proposta pelo deputado Professor Lemos (PT), em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT). O documento estabelece diretrizes para uma formação educacional voltada ao enfrentamento do racismo estrutural, elaborado a partir de consulta pública realizada entre maio e junho deste ano com movimentos sociais negros, indígenas, quilombolas, educadores e conselhos sociais. A principal reivindicação registrada foi a formação de professores antirracistas.
Às 18 horas, o Plenário recebe sessão solene em homenagem às imobiliárias de destaque do Paraná, por iniciativa da deputada Maria Victoria (PP). O evento, organizado em parceria com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Sistema Cofeci-Creci), entregará menções honrosas às imobiliárias mais antigas e tradicionais do estado, reconhecendo a excelência, a ética e a transparência nos serviços, bem como a constante inovação nas atividades. A solenidade encerra as homenagens realizadas pelo Legislativo ao Mês do Corretor (agosto).
Inclusão e capacitação
Na terça-feira (2), às 9 horas, o Auditório Legislativo sedia o Curso de Capacitação sobre a Pessoa com Deficiência: Conceito e Boas Práticas de Atendimento, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Defensoria Pública do Paraná. Com duas horas de duração, o objetivo é capacitar servidores e colaboradores do Poder Legislativo para oferecer atendimento qualificado, humanizado e inclusivo às pessoas com deficiência. A atividade é organizada pela Assessoria de Projetos Especiais da Defensoria e será ministrada pela servidora Flavia Bandeira Cordeiro Portela, que é pessoa com deficiência e referência na área.
Ainda na terça-feira, acontece audiência pública para debater o projeto de lei 561/2024, que institui o Estatuto Paranaense da Pessoa com Síndrome de Down. A iniciativa é da deputada Flávia Francischini (UB), autora da proposta que assegura direitos, políticas afirmativas e mecanismos de inclusão, além de promover a conscientização da sociedade.
À noite, o Plenário será palco de uma sessão solene em homenagem aos 140 anos do Teatro Guaíra, reconhecido como um dos principais ícones da cultura paranaense. A iniciativa é do deputado Ney Leprevost (UB).
Segurança e direitos
Na quarta-feira (3), às 18h30, o Plenarinho recebe audiência pública para debater a regulamentação e os limites do porte de armas para vigilantes. A iniciativa é do deputado Delegado Tito Barichello (UB), líder do Bloco de Segurança Pública da Assembleia.
Já na quinta-feira (4), às 9 horas, a deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) promove audiência pública no Auditório Legislativo para discutir estratégias de combate à violência contra crianças e adolescentes. O encontro “Atenção Integral e Estratégica de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes” reunirá gestores e especialistas da área.
Ainda na quinta-feira, às 18 horas, o Plenário recebe sessão solene em homenagem ao Setembro Caramelo, mês dedicado à conscientização sobre a adoção de animais domésticos. Criada por lei do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a iniciativa promove campanhas educativas, eventos de adoção, arrecadações de ração e mutirões de castração em todo o estado.
Assembleia Itinerante
A semana também contará com duas edições do projeto de interiorização do Poder Legislativo. Na quinta-feira, às 18 horas, será realizada a 28ª edição da Assembleia Itinerante, dentro da programação da ExpoBan 2025, em Bandeirantes. Já na sexta-feira (5), no mesmo horário, acontece a 29ª edição do programa, desta vez durante a FrutFest 2025, em Carlópolis.
Sessão plenária
A sessão plenária de segunda-feira (1) terá 12 itens na pauta. Entre eles, o projeto de lei 575/2023, do deputado Luis Corti (PSB), que trata do credenciamento de pessoas jurídicas prestadoras de serviços de medicina veterinária para a inspeção sanitária e industrial em estabelecimentos de produtos de origem animal no Paraná. O autor destaca que o objetivo é garantir esse credenciamento, desde que as empresas contem com médicos veterinários habilitados em seu quadro funcional, com registro junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Também em primeiro turno será votado o projeto de lei 330/2024, da deputada Ana Júlia (PT), que dispõe sobre o gerenciamento adequado de resíduos sólidos por parte dos grandes geradores, com destinação prioritária para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Segundo a justificativa, a medida fomenta a cadeia produtiva local e gera empregos.
Turno único
Em turno único será apreciado o projeto de lei 144/2025, dos deputados Matheus Vermelho (PP) e Thiago Bührer (União), que inclui no calendário oficial de eventos o Sesc Triathlon Caiobá e a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, realizados anualmente em março e setembro, respectivamente.
Três propostas tratam da concessão de títulos de utilidade pública: do deputado Do Carmo (UB), à Associação Acqua Vida e Esportes de Maringá (PL 509/2024); do deputado Reichembach (PSD), à AFB – Escola de Aviação de Francisco Beltrão (PL 127/2025); e do deputado Marcio Pacheco (PP), à Associação de Proteção e Valorização da Vida Animal – Amigo Bicho, de Boa Vista da Aparecida (PL 256/2025).
Redação final
Em redação final, estão seis proposições: o PL 455/2024, da deputada Maria Victoria, que trata do incentivo à descarbonização industrial no Paraná; o PL 109/2025, do deputado Ricardo Arruda (PL), que institui a Semana da Imperatriz, a ser comemorada em setembro; e o PL 652/2025, da deputada Flávia Francischini, que concede o título de Cidadã Honorária do Paraná à empresária Tânia Lopes Anselmo.
Do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), será analisado o PL 581/2025, que altera a Lei nº 14.277/2003, transformando a Comarca de Arapongas em Foro Regional da Comarca da Região Metropolitana de Londrina.
Também serão votadas propostas de concessão de utilidade pública: do deputado Alexandre Curi (PSD), ao Projeto Social Índio (PSI), de Maringá (PL 571/2025); e do deputado Gugu Bueno (PSD), à Associação de Transformação Integral dos Valores Humanos (Ativah), de Itaperuçu (PL 621/2025).
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (1) terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, no canal 10.2 da TV aberta e no canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também será exibido no canal do YouTube do Legislativo.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Athletico quer voltar a vencer na Baixada
Homem borra nas calças após ser preso
Óbitos de Curitiba em 29 de agosto de 2025
Cianorte pega o Barra pensando em 2026
Terceirona começa neste sábado com transmissão ao vivo
Horóscopo de 30 de agosto de 2025
Marte é bem diferente da Terra por dentro
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Ratinho Junior tem aprovação recorde
Lula está derretendo em Minas Gerais
Paulo Martins vem com novo visual para 2026
MDB Paraná investe em novos líderes para eleição de 2026.
Luciano Ducci está procurando novo partido?
Novo trabalhou para evitar a cassação de Cris Lauer
Fonte:Blog do Tupan