Operação Contra o Crime Organizado: Carretas Ligadas ao PCC Abandonadas na Bahia

Carretas carregadas de combustível, pertencentes às empresas G8LOG e Moska Log, foram encontradas abandonadas em um posto de combustíveis em Camaçari, Bahia, na sexta-feira, 29. O caso surge após a deflagração de uma megaoperação, na quinta-feira, 28, que mira o crime organizado e tem como alvo as empresas em questão. A investigação busca desmantelar um esquema complexo de fraudes fiscais e lavagem de dinheiro.
As empresas G8LOG Agro Ltda e Moska Log são suspeitas de operar como fachadas, ligadas a Mohamad Hussein Mourad, conhecido como “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, apelidado de “Beto Louco”. Ambos os indivíduos são considerados foragidos pelas autoridades. O Ministério Público aponta Mohamad como figura central no esquema do PCC no setor de combustíveis, utilizando uma rede de empresas para atividades ilícitas.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava empresas em toda a cadeia de produção e distribuição de combustíveis, desde usinas até postos de gasolina. O objetivo era praticar fraudes fiscais e lavar bilhões de reais. Conforme a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o esquema resultou em uma sonegação de R$ 7,6 bilhões em impostos.
Nas redes sociais, Mohamad Hussein Mourad se apresentava como CEO da G8LOG e consultor da Copape. Em seu perfil no LinkedIn, ele declarou: “Sou um empresário e investidor que acredita na potência do trabalho, da disciplina e do comprometimento como caminho para o alcance de resultados sólidos”. A fachada empresarial contrastava com as atividades ilícitas atribuídas a ele pelas autoridades.
A operação “Carbono Oculto” envolveu 1,4 mil agentes em oito estados: São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A ação coordenada pelo Ministério Público de São Paulo, com apoio do Ministério Público Federal, Receita Federal e forças policiais, visa desmantelar o esquema criminoso e responsabilizar os envolvidos.
Fonte: http://revistaoeste.com