Violência explode em jogo da Sul-Americana: Torcedores chilenos atacados e partida suspensa na Argentina

Uma noite de terror e violência marcou o confronto entre Independiente e Universidad de Chile, válido pela Copa Sul-Americana. O Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, Argentina, foi palco de cenas chocantes que levaram à suspensão da partida no início do segundo tempo, quando o placar indicava empate de 1 a 1.
Os incidentes, que ganharam repercussão internacional, deixaram um rastro de feridos e dezenas de detidos. Relatos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram torcedores chilenos sendo brutalmente espancados e despojados de suas roupas por rivais argentinos dentro do estádio. A gravidade da situação é tamanha que um torcedor chileno, na tentativa desesperada de escapar da violência, teria se atirado das arquibancadas.
A escalada da violência teve início quando torcedores da Universidad de Chile, localizados na parte superior das arquibancadas, arremessaram objetos e artefatos pirotécnicos contra a torcida do Independiente, posicionada abaixo. A falha na segurança do evento é apontada como um dos principais fatores que contribuíram para o caos generalizado.
Diante da gravidade dos fatos, o presidente do Chile, Gabriel Boric, manifestou sua indignação através do X (antigo Twitter), classificando o ocorrido como um “linchamento” e criticando a organização da partida. “O que aconteceu em Avellaneda entre as torcidas do Independiente e da Universidad de Chile é errado em muitos aspectos, desde a violência entre os torcedores até a evidente irresponsabilidade da organização”, declarou Boric.
A imprensa argentina também expressou repúdio aos atos de violência. O jornal Clarín descreveu o episódio como uma “noite trágica com atos de barbárie”, ressaltando a “grosseira falha do operativo de segurança”. A La Tercera, do Chile, classificou os incidentes como “tragédia e horror”, refletindo o sentimento de indignação e preocupação diante da violência que manchou o esporte sul-americano.
Fonte: http://esporte.ig.com.br