Rio combate construções ilegais em Vargem Grande com demolições e prejuízo milionário

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou a demolição de duas construções irregulares na Rua Zenitildes Alves Meira, em Vargem Grande, Zona Oeste da cidade. As edificações, erguidas sem licença municipal, estavam em fase de construção e já haviam sido embargadas em junho deste ano, após notificação aos proprietários para regularização.
A ação, que começou nesta quarta-feira (20), é resultado de processos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento. As obras, localizadas na Favela Beira do Canal, totalizam cerca de 600 metros quadrados e foram erguidas sem a devida autorização da prefeitura. Uma delas ocupa área destinada a terreno público, enquanto a outra está em loteamento clandestino.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, a prefeitura não tolerará a ocupação irregular do espaço público. “O espaço público precisa ser respeitado. Não vamos tolerar que o cidadão ocupe o logradouro e promova uma desordem no território”, afirmou o secretário, ressaltando que as ações visam também asfixiar financeiramente o crime organizado, que muitas vezes se beneficia dessas construções ilegais.
As construções, uma de um pavimento e outra de três, vinham sendo fiscalizadas desde o início das obras, desrespeitando o embargo e as notificações para paralisação imediata. Engenheiros da prefeitura estimam que o prejuízo causado aos responsáveis pelas obras atinja a marca de R$ 1,5 milhão. A demolição, feita de forma manual, deve levar alguns dias para ser concluída.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br