Trump minimiza importância de cessar-fogo após fracasso em acordo com Putin: “Muitas vezes não se sustenta”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (16) que o encontro com o líder russo, Vladimir Putin, realizado na sexta-feira (15) no Alasca, foi “ótimo” e “bem-sucedido” — apesar de o esperado acordo de cessar-fogo na guerra da Ucrânia não ter sido alcançado.
Segundo Trump, o foco agora deve ser um acordo de paz duradouro. “A melhor forma de pôr fim à terrível guerra entre Rússia e Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, não a um mero cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta”, publicou o norte-americano em seu perfil na rede Truth Social.
O presidente também informou que realizará uma reunião bilateral com o ucraniano Volodymyr Zelensky na próxima segunda-feira (18), em Washington, para discutir os “próximos passos” rumo ao fim do conflito.
Zelensky confirmou o encontro e elogiou a proposta de Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, Estados Unidos e Rússia. “Questões-chave podem ser tratadas diretamente entre os líderes, e o formato trilateral é o mais adequado”, afirmou o ucraniano em nota publicada no X (antigo Twitter).
Na sexta-feira, após o término da reunião com Putin, Trump conversou por telefone durante uma hora com Zelensky e sete líderes europeus, incluindo o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, o premiê britânico, Keir Starmer, e a premiê italiana, Giorgia Meloni.
De acordo com Trump, houve “bom progresso” nas negociações, embora alguns pontos ainda precisem ser superados. “Putin quer parar de ver pessoas sendo mortas”, disse, sem detalhar as pendências.
O encontro no Alasca foi o primeiro entre os dois líderes desde 2018 e a primeira cúpula oficial entre Estados Unidos e Rússia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. A reunião ocorreu na base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage, e durou cerca de três horas.
Com sorrisos e apertos de mão diante das câmeras, Trump e Putin trocaram gestos de cordialidade antes das discussões — que, apesar do clima amistoso, terminaram sem acordo.