Influenciador Hytalo Santos e marido são presos sob acusação de exploração de menores

O influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Natan Vicente, foram presos em Carapicuíba, São Paulo, na última sexta-feira, após uma operação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A investigação aponta para um possível esquema de exploração de crianças e adolescentes liderado pelo casal, com ramificações que incluem tráfico humano, exploração sexual e trabalho artístico infantil. A prisão preventiva foi decretada devido ao risco de fuga e destruição de provas, conforme apurado pelas autoridades.
O caso ganhou notoriedade após denúncias, incluindo um vídeo do influenciador Felca, que levantou questionamentos sobre as atividades de Santos. Durante a operação policial na residência do casal, oito pessoas, incluindo assessores, estavam presentes. No entanto, apenas Hytalo e Israel foram detidos, e oito celulares foram apreendidos para análise.
Segundo o MPPB, o casal é suspeito de produzir vídeos e fotos que exploravam a imagem de menores em um condomínio de luxo em Bayeux, na Grande João Pessoa. A promotoria fundamentou o pedido de prisão preventiva no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi acatado pela Justiça na quinta-feira anterior.
As investigações revelam que Hytalo Santos organizava *reality shows* virtuais com jovens, muitos deles menores de idade, que viviam sob sua responsabilidade em uma mansão. A promotora Ana Maria França Cavalcante de Oliveira, da 2ª Promotoria de Justiça de Bayeux, afirmou que o influenciador praticava a “adultização” de adolescentes, induzindo-os precocemente a comportamentos sexualizados para aumentar o engajamento digital e a rentabilidade econômica.
O MPPB alega que, ao longo dos anos, Hytalo Santos se aproveitou da vulnerabilidade social e emocional das vítimas, prometendo recompensas em troca de poses, danças e coreografias erotizadas para divulgação nas redes sociais. “Ele retira as crianças das famílias originárias sob a pálida e falsa promessa de melhoria de vida e criação de oportunidades, trazendo participantes de suas cidades, separando-os dos pais para ficarem em seu ‘circo macabro’”, declarou a promotora.
Relatos colhidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) indicam que Hytalo Santos não remunerava as adolescentes que participavam de seus conteúdos, ficando com todo o dinheiro das campanhas publicitárias. Um policial militar, que atuava como segurança do influenciador, confirmou que recebia depósitos de plataformas de apostas patrocinadoras, mas os menores não tinham acesso a qualquer quantia.
Para disfarçar as ilegalidades, Hytalo Santos alegava ter a tutela dos jovens, embora possuísse apenas autorizações verbais dos pais. A promotoria argumenta que, em liberdade, o influenciador poderia fugir do país e destruir provas, reforçando a necessidade da prisão preventiva. “A suspeita é que eles estavam, sim, tentando se evadir e já sabiam que seria expedido o mandado de prisão”, afirmou o delegado Fernando Davi.
A defesa do casal, liderada pelo advogado Felipe Cassimiro, contesta a alegação de tentativa de fuga e argumenta que Hytalo e Israel já estavam em São Paulo antes da ordem de prisão. “A gente está lidando com influenciadores digitais de grande porte, pessoas que têm compromissos em vários estados, sobretudo em São Paulo”, disse Cassimiro, que pretende apresentar um pedido de habeas corpus.
Fonte: http://revistaoeste.com