Rio de Janeiro Ganha Nova Zona: Câmara Municipal Aprova Criação da Zona Sudoeste

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quinta-feira (14), um projeto de lei que redefine a divisão territorial da cidade com a criação da Zona Sudoeste. A proposta, que obteve aprovação expressiva com 31 votos a favor, segue agora para a análise do prefeito Eduardo Paes, que poderá sancioná-la ou vetá-la. A iniciativa promete impactar a organização e o planejamento urbano de uma vasta área da cidade.
De acordo com o projeto, a recém-criada Zona Sudoeste será composta por 20 bairros, incluindo Anil, Barra da Tijuca, Camorim, e outros. Essa nova delimitação territorial visa, segundo o autor do projeto, vereador Dr. Gilberto (SD), corrigir uma lacuna existente desde a criação da Zona Oeste, em 2021, quando esses bairros não foram incluídos.
Dr. Gilberto enfatiza que a criação da Zona Sudoeste busca “qualificar a expansão urbana e a distribuição espacial” dos bairros envolvidos. Ele assegura que a medida não acarretará alterações nas regiões administrativas ou nas Áreas de Planejamento (AP4), buscando minimizar impactos burocráticos e garantir a continuidade dos serviços públicos.
A preocupação com possíveis aumentos de impostos foi abordada pelo vereador, que, em conjunto com o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), consultou a Secretaria Municipal de Fazenda. “Tivemos uma resposta hoje por ofício, garantindo que não haverá aumento do IPTU”, afirmou Dr. Gilberto, buscando tranquilizar os moradores da região.
Entretanto, a proposta não é isenta de críticas. O vereador Pedro Duarte (Novo) expressou sua discordância, argumentando que a criação da Zona Sudoeste pode fragmentar ainda mais a cidade. “Acredito que o projeto fragmenta mais a cidade. O nosso esforço tem que ser mais no sentido de integrá-la mais e não fragmentá-la”, declarou Duarte, defendendo uma abordagem mais integrada ao planejamento urbano.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br