Alep aprova projeto para fomentar a agroindústria paranaense

Alep aprova projeto para fomentar a agroindústria paranaense

A cadeia produtiva do campo à indústria está sendo fortalecida com a aprovação da proposta da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) para estimular a criação de novos empreendimentos agroindustriais, promover a regularização de agroindústrias informais e fomentar a competitividade do setor.

Assinada pelo presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD) e pelo deputado estadual Anibelli Neto (MDB), a proposta valoriza produções locais e geração de oportunidades em todas as regiões do Paraná, o texto tramita na forma de substitutivo geral, transformando a proposta em Polícia de Fomento à Agroindústria.

A iniciativa visa incentivar a agroindustrialização no meio rural e o desenvolvimento sustentável, por meio de ações de apoio técnico, acesso a crédito e estímulo à regularização sanitária e ambiental das agroindústrias familiares. O projeto contempla ainda diretrizes voltadas à inovação, à assistência técnica, à capacitação de mão de obra, ao cooperativismo e ao empreendedorismo.

Para Curi e Anibelli, trata-se de uma medida estratégica para o Estado, que alia eficiência econômica, valorização da produção local e geração de oportunidades em todas as regiões. “Ao criar um programa permanente, com diretrizes claras e objetivos bem definidos, o Paraná avança no fortalecimento da sua agroindústria, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva no campo”, afirmam os deputados na justificativa da proposta.

Ainda segundo a justificativa, o Paraná se destaca nacionalmente como um dos maiores produtores de alimentos do país, com expressiva participação nos setores agrícola, pecuário, aquícola e florestal. “Esse protagonismo impõe o desafio e a oportunidade de promover a verticalização da produção, com estímulo à instalação de agroindústrias que aproveitem as vocações regionais, promovam o aproveitamento racional dos recursos locais e contribuam para a fixação das famílias no campo”, afirmou o deputado Anibelli Neto durante a sessão.

O texto reforça que é uma medida estratégica, que alia eficiência econômica, valorização das produções locais e geração de oportunidades em todas as regiões.

Vencimentos

Também foram aprovados projetos que tratam sobre o vencimento de servidores de Poderes Estaduais, com reajuste no percentual de 5,53%, a partir de 1º de maio de 2025: do Tribunal de Contas do Paraná (PL 608/2025); do Ministério Público do Paraná (PL 609/2025); do Tribunal de Justiça do Paraná (PL 610/2024); e da Assembleia Legislativa do Paraná (PL 611/2025).

Já o projeto de resolução 11/2025, da Comissão Executiva, dispõe sobre as verbas de ressarcimento e indenizatórias destinadas à cobertura de despesas vinculadas ao exercício da atividade parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná.

A proposição contempla as regras para que os deputados e servidores possam solicitar o ressarcimento das despesas que tiverem no exercício da atividade parlamentar, de forma transparente e pormenorizada, a fim de garantir que as verbas públicas sejam empregadas da melhor forma. Estabelece, ainda, as vedações e os procedimentos cabíveis, bem como define os prazos e os órgãos responsáveis para processar os pedidos de ressarcimento no âmbito da Assembleia Legislativa.

ICMS

O decreto legislativo 10/2025, da Comissão Executiva, homologa o decreto do Poder Executivo nº 10.789, que promove alteração nas normas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Segundo turno

Avançaram duas proposições do Poder Executivo: o projeto de lei 495/2025, que autoriza a doação das ações de titularidade do Estado do Paraná na sociedade Centro de Convenções de Caiobá S.A. ao município de Matinhos; e o projeto de lei 509/2025, que altera a Lei nº 20.695/2021, autorizando o governo a efetuar a doação, ao município de Assaí, de imóvel destinado à implantação de turismo rural.

Turno único

Aprovado o projeto de lei 47/2025, que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao juiz de Direito e titular da 4ª Vara Criminal da Região Metropolitana de Maringá, Givanildo Nogueira Constantinov. “Trabalhou em várias comarcas do Paraná, sensível e dedicado às causas sociais”, justificou o deputado Delegado Jacovós (PL), que assina a proposta com o deputado Soldado Adriano José (PP).

Também foram aprovadas três proposições que concedem o título de utilidade pública: do deputado Luiz Fernando Guerra (União), à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), de Coronel Vivida (PL 296/2025); do deputado Gilberto Ribeiro (PL), à Associação Esportiva Operário Ferroviário Cajuru, de Curitiba (PL 362/2025); e do deputado Goura (PDT), à Associação de Ciclistas Amantes do Pedal de Paranaguá (PL 450/2025).

Redação final

Segue para a sanção o projeto de lei 426/2023, que amplia o número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho realizado nos recém-nascidos no Paraná. A iniciativa atualiza a Lei Estadual nº 19.173/2017, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e determina a ampliação escalonada do número de doenças detectadas — passando das atuais seis para até 37 enfermidades raras e graves. O texto tem como autores os deputados Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (UB), Mabel Canto (PP), Alexandre Curi (PSD), Bazana (PSD), Professor Lemos (PT), Matheus Vermelho (PP), Batatinha (MDB) e Evandro Araújo (PSD).

Duas iniciativas concedem o título de utilidade pública: do ex-deputado e atual prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício (Cidadania), à Associação Desportiva Assaí (PL 648/2023); e do deputado Hussein Bakri (PSD), à Associação Rondonense de Badminton (Arbad), de Marechal Cândido Rondon (PL 72/2025).

Por fim, o projeto de lei 597/2024, do deputado Tercilio Turini (MDB), inclui o Arraiá Londrina no calendário oficial de eventos do Estado. A festa é realizada anualmente no segundo fim de semana de junho.

Próxima sessão

As deputadas e deputados estaduais voltam a se reunir nesta quarta-feira (13) e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 9 horas, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.

Saiba tudo que acontece na política lendo o Blog do Tupan

Licitação do transporte coletivo ficará para 2026

Curitiba perdeu vermelhões com os ligeirões nas canaletas

Modelo proposto por Rafael Greca elevaria passagem técnica de ônibus para R$ 16

Ogeny Maia não lê a mesma cartilha de Eduardo Pimentel

Qual empresa é favorita para vencer a licitação do transporte coletivo?

Quais são os outros do 1º escalão sem conexão com ideias de Eduardo Pimentel

Professora Angela defende legalização da maconha

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Deu para ti Odair Hellmann, vai para Porto Alegre, tchau

Morto com mais de 60 tiros em Marialva

Autor de disparo contra vizinha no Tatuquara vai em cana

Horóscopo de 12 de agosto de 2025

Inscreva sua criança para o Circuito Infantil de Corridas de Rua 2025 neste fim de semana

Temperaturas continuarão baixas até a próxima semana

Comidas que você desconhece que podem ir pro freezer

Fonte:Blog do Tupan

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *