Petrobras promove evento sobre empoderamento feminino e anuncia maioria feminina na diretoria

A Petrobras sediou, na última sexta-feira (8), o evento “Energia Delas: Empoderamento Feminino nas Instituições”, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu autoridades para discutir a equidade de gênero no setor público e privado, além de promover a troca de experiências sobre a liderança feminina.
A primeira-dama Janja Lula da Silva, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) marcaram presença no evento. Um dos pontos altos foi o anúncio de que, pela primeira vez, a Petrobras conta com uma diretoria majoritariamente feminina, sendo cinco mulheres entre nove integrantes.
“A nova composição da Diretoria Executiva da Petrobras representa o compromisso da companhia com a diversidade e a equidade de gênero e reforça sua posição de vanguarda no mercado brasileiro”, declarou a Petrobras em nota oficial. Magda Chambriard destacou que a Petrobras, junto com o Banco do Brasil e o Laboratório Fleury, são as únicas empresas listadas na B3 com CEOs mulheres. Ela também ressaltou o avanço da estatal na questão racial, citando Márcia Cristina, a primeira mulher preta a liderar uma unidade de refino.
Durante o evento, Chambriard abordou a transição energética justa promovida pela Petrobras, enfatizando a importância de não deixar ninguém para trás nesse processo. A primeira-dama Janja Lula da Silva também discursou, defendendo a maior participação das mulheres no Congresso Nacional e enfatizando a necessidade de leis que garantam os direitos femininos. “Não existe futuro sem nós. Não existe um futuro sem a nossa participação, sem o nosso olhar e para mim, o futuro é feminino”, afirmou Janja.
Janja compartilhou suas experiências no setor elétrico, onde enfrentou preconceitos de gênero, e celebrou a transformação de empresas como a Petrobras, com mais mulheres e solidariedade. Ao final de sua fala, a primeira-dama homenageou o cantor e compositor Arlindo Cruz, falecido no mesmo dia, declamando versos de sua música “O Bem”.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br