PMs viram réus por execução de homem em São Paulo; vídeo incrimina

PMs viram réus por execução de homem em São Paulo; vídeo incrimina

Dois policiais militares em São Paulo se tornaram réus por homicídio qualificado após a divulgação de imagens de uma câmera corporal que mostram a execução de um homem identificado como Jeferson. O crime ocorreu sob o Viaduto 25 de Março, no centro da capital paulista, e a denúncia foi aceita pela Justiça de São Paulo após análise do Ministério Público (MP-SP).

O vídeo em questão, gravado pela câmera do PM Danilo Gehrinh, mostra Jeferson sendo levado pelos policiais para debaixo do viaduto. Em seguida, a vítima é pressionada contra a parede, sem reagir, antes que a câmera seja obstruída. Momentos depois, Jeferson foi encontrado morto com três tiros de fuzil.

Inicialmente, o caso foi registrado pela Polícia Civil como morte por resistência, alegando que Jeferson teria tentado tomar a arma dos policiais. No entanto, a acusação do Ministério Público contesta essa versão, apontando que Alan Walace dos Santos Moreira foi o autor dos disparos, com a conivência de Danilo Gehrinh e Alan Eliel Aquino Vieira. A juíza Luciana Scorza, ao conceder a prisão cautelar dos policiais, acolheu a acusação inicial de homicídio com motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima.

A denúncia do MP-SP detalha que, no dia 13 de junho, os policiais abordaram Jeferson após vê-lo descendo de uma árvore e o levaram para um local isolado sob o viaduto. Segundo a promotoria, Danilo Gehrinh obstruiu a câmera corporal no momento dos disparos para encobrir a execução. A juíza considerou que há “indícios suficientes de autoria e materialidade”.

A Secretaria de Segurança do estado informou que os policiais estão detidos no Presídio Militar Romão Gomes. Em nota, a Polícia Militar declarou que “repudia veementemente a conduta dos policiais militares envolvidos” e que solicitou a prisão dos agentes assim que tomou conhecimento das imagens. O caso está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia e pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *