Assembleia Itinerante em Castro discute terceiro setor e agronegócio

Assembleia Itinerante em Castro discute terceiro setor e agronegócio

A Escola do Legislativo programou duas palestras voltadas à qualificação de organizações sociais e ao fortalecimento do agronegócio paranaense durante a Assembleia Itinerante em Castro, realizados durante a Agroleite.

A apresentação reuniu especialistas e autoridades que discutiram estratégias para captação de recursos, gestão de entidades do terceiro setor e acesso ao crédito rural. A sessão especial da Assembleia Legislativa foi realizada nesta quarta-feira, às 16h30.

Terceiro setor em foco

Na terça-feira, a Escola do Legislativo realizou a terceira edição do seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as OSCs e Fundos Municipais”, que reuniu representantes do poder público e especialistas para discutir a sustentabilidade e profissionalização do setor.

Sandro Gabriel da Silva Kaiber, da Comissão do Terceiro Setor do CRC-PR, falou sobre a integração entre a contabilidade e a gestão das OSCs. Já Amália Tortato, secretária municipal de Direitos Humanos de Curitiba, e Carlos Eduardo Pijak Júnior, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Humano, abordaram o papel dos fundos municipais no apoio a projetos sociais. Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da FAS, destacou a importância do engajamento empresarial na responsabilidade social.

A fiscalização e a prestação de contas foram tema da palestra de André Fadel, gerente do TC-PR. Representantes de cooperativas como Alessandra Heuer (Capal), Louise Marie Justus Horn (Castrolanda) e Luciano Tonon (Frísia) compartilharam experiências sobre critérios de seleção de instituições beneficiadas e as vantagens para empresas doadoras.

O seminário foi realizado em consonância com a aprovação do projeto de lei nº 105/2025, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), que atualiza a Lei nº 17.826/2013 sobre o título de utilidade pública. A nova redação permite a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em entidades sem fins lucrativos, alinhando a legislação estadual às normas federais (Leis nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014). A medida visa profissionalizar a gestão das OSCs e facilitar parcerias com o poder público.

Crédito rural e fortalecimento do agro

Já na manhã desta quarta-feira (6), a Escola do Legislativo promoveu a roda de conversa “O futuro do agro se planta com crédito: o papel do poder público no fortalecimento do agronegócio no Paraná”, voltada a produtores e representantes do setor.

Participaram do encontro o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, que apresentaram políticas estaduais de incentivo ao agro. Thaís Grandi, gerente do BRDE, detalhou linhas de crédito de longo prazo e incentivos ao cooperativismo e à inovação tecnológica. Renato Maçaneiro, diretor de operações da Fomento Paraná, explicou o papel da instituição no apoio ao setor produtivo rural. Já Marcelo Garrido, do Departamento de Economia Rural, apresentou os critérios e benefícios do programa Banco do Agricultor Paranaense.

“Vivemos um momento difícil, com questões geopolíticas e um Plano Safra aquém do necessário. Viemos apresentar ferramentas com condições melhores para ajudar o produtor a encontrar o programa certo, seja para custeio, investimento ou inovação”, afirmou Bekin.

Maçaneiro destacou a importância da atualização constante por parte dos produtores e a sinergia entre os poderes Executivo e Legislativo estaduais. “Oferecemos produtos com condições melhores do que os planos nacionais. Somos gestores, por exemplo, do Trator Solidário, do Fundo de Aval Rural e do Banco do Agricultor Paranaense. Também realocamos recursos recuperados dos antigos BADEP e Banestado para pequenos empreendedores”, explicou.

Já Ortigara ressaltou a relevância do crédito para a base da economia paranaense. “O agro precisa de crédito. Além das opções institucionalizadas, existem mecanismos alternativos como o FDIC e o Barter. É essencial que o agricultor se informe e se atualize, principalmente em tempos de crise e Selic elevada”, afirmou.

Conexão entre conhecimento e prática

Para o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, os eventos têm como objetivo promover a troca de conhecimento e a aproximação entre diferentes setores da sociedade. “A ideia é sempre levar discussões relevantes e conectadas com os temas de interesse do público. Trouxemos organizações sociais para dialogar com cooperativas e entender como prestar contas e captar recursos. E, hoje, abordamos as políticas públicas e instrumentos de financiamento que garantem o desenvolvimento contínuo do agronegócio”, finalizou.

Leia os assuntos quentes do Blog do Tupan

Mudança no Código de Ética ainda tem um longo caminho a percorrer

Eduardo Pimentel e Ratinho Junior apostam no futuro de Paulo Martins

Vereadores acusados de pedir propina são afastados

Pedro Lupion se posiciona para se votar proposta de anistia

Guto Silva se posiciona em relação a política nacional

Requião Filho assume o PDT dia 29 de agosto

Entre no portal Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan, para saber o que rola fora da política

Renato Freitas vai para o paredão nos próximos 30 dias

Horóscopo Chinês de seis de agosto de 2025

Empresário mata mulher em situação de rua com tiro de chumbinho

Dez alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Athletico pode ter mudanças na zaga e no meio para encarar o São Paulo

Cientistas encontram maneira de viajar no tempo

Fonte:Blog do Tupan

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *