Política habitacional no Paraná alcança 134 famílias de Andirá

Política habitacional no Paraná alcança 134 famílias de Andirá

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), acompanhado do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; do secretário de Infraestrutura, Sandro Alex (PSD) e do secretário das Cidades Guto Silva (PSD), inaugurou o Residencial Paris, conjunto habitacional com 134 unidades em Andirá, no Norte Pioneiro do Paraná.

O projeto contou com R$ 2 milhões em investimentos carimbados para cobrir as entradas dos financiamentos junto à Caixa Econômica Federal, beneficiando famílias de baixa renda.

Dos novos moradores, 125 foram contemplados pelo programa Casa Fácil Paraná, iniciativa do governo estadual que oferece subsídios de até R$ 20 mil para aquisição da casa própria. O benefício, administrado pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), é direcionado a famílias com renda mensal de até quatro salários mínimos.

“O Casa Fácil é o maior programa habitacional do Brasil, com mais de 100 mil moradias entregues ou em construção. Só em julho estamos entregando cinco mil casas no Estado”, afirmou Ratinho Junior durante a cerimônia. O governador destacou ainda que o Paraná autoriza semanalmente cerca de 600 novas unidades habitacionais e anunciou um programa paralelo para doação de sete mil casas às famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.

O Residencial Paris integra a política estadual de habitação que combina financiamento acessível com geração de empregos na construção civil. Além de subsidiar entradas, o modelo busca reduzir o valor das parcelas mensais para garantir a sustentabilidade dos contratos junto à CEF.

Além dos benefícios estaduais, os compradores contaram com descontos variáveis do programa Minha Casa Minha Vida e puderam usar o saldo do FGTS para abatimento do valor total financiado.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o programa auxilia tanto os beneficiários quanto o setor da construção civil. “São 134 sonhos realizados somente nessa entrega dentro do maior programa habitacional do Brasil. A habitação tem diferentes perspectivas. Tem a do bem-estar social, de ter um cantinho, mais qualidade de vida, que é o grande objetivo do governo, mas também tem a questão econômica, pois trata-se de uma indústria. A construção civil gera muito emprego, oportunidades, movimenta a economia e emprega muita gente”, afirmou.

Fonte:Blog do Tupan

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *