Morre José Maria Marín, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

Morre José Maria Marín, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

José Maria Marín, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), faleceu na madrugada deste domingo em São Paulo. Marín tinha 93 anos e presidiu a CBF de 2012 a 2015, além de ter comandado a Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1988. A causa da morte não foi informada.

Antes de sua carreira no futebol, Marín atuou como advogado e teve uma trajetória política, exercendo mandatos como vereador, deputado e chegando a vice-governador de São Paulo entre 1979 e 1982. Também foi governador do estado paulista em 1982 e 1983, durante a ditadura militar, quando as eleições eram indiretas.

Em 2015, Marín foi preso na Suíça, acusado de envolvimento em um esquema de corrupção na Fifa, juntamente com outros dirigentes. Após cinco meses na prisão, foi extraditado para os Estados Unidos, onde pagou fiança de 15 milhões de dólares e cumpriu prisão domiciliar em Nova York. Nos EUA, ele foi condenado a quatro anos de prisão por lavagem de dinheiro, fraude bancária e participação em organização criminosa.

O Comitê de Ética da Fifa o baniu do futebol em 2019. Em 2020, Marín retornou ao Brasil após cumprir sua pena nos Estados Unidos.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *