Bloco parlamentar PSB/MDB/Solidariedade tem novo líder

Depois de perder a presidência do MDB do Paraná, o deputado estadual Anibelli Neto (MDB) perdeu a presidência do bloco PSB/MDB/Solidariedade na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) para o deputado estadual Luis Corti (PSB), partido com apenas uma cadeira na casa de leis, o MDB tem três.
Há aproximadamente um mês o PSB e o Solidariedade vinham conversando para trocar a liderança, na última semana a mudança foi formalizada à Mesa Diretora da Alep.
Na Assembleia, o bloco PSB/MDB/SD mantém intensa atuação legislativa, com a presidência de comissões importantes, como: Saúde; Agricultura; Minas, Energia e Água; e Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos. O grupo também tem participação efetiva na Comissão de Constituição e Justiça.
O bloco segue na base de apoio do governador Ratinho Júnior. “Seguimos firmes com o governador, que tem feito um trabalho brilhante, colocando o Paraná como protagonista no cenário nacional. Nosso desafio agora é ampliar a representatividade dos parlamentares do bloco dentro dos grandes debates do Estado”, ressalta Luis Corti.
De acordo com o Regimento Interno da Alep, o líder de bloco tem prerrogativas específicas, como representar os deputados do bloco no Colégio de Líderes e indicar parlamentares para integrar comissões permanentes, especiais ou até CPIs.
O Regimento também permite que o líder participe dos trabalhos de qualquer comissão, mesmo que não seja membro, com direito a encaminhar votações ou solicitar verificação, mas sem direito a voto.
Leia também:
Ratinho Junior pode derrotar Jair Bolsonaro e Lula, aponta pesquisa
Fonte:Blog do Tupan