Operação Revela Rede de Tortura e Estupro Online que Atinge Nove Estados

Uma vasta operação policial foi deflagrada nesta segunda-feira, abrangendo nove estados brasileiros e o Distrito Federal, para desmantelar um grupo criminoso acusado de estupro, tortura e divulgação de conteúdo violento na internet. A ação, denominada Abraccio, é resultado de uma investigação iniciada pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, após a denúncia de uma mãe sobre a divulgação de imagens íntimas de sua filha.
Até o momento, quatro suspeitos foram presos. A investigação revelou que o grupo se organizava por meio da plataforma Discord e praticava atos de violência transmitidos ao vivo ou gravados para posterior disseminação. A complexidade do caso exigiu uma ação coordenada em diversas unidades da federação, demonstrando a extensão da rede criminosa.
A investigação aponta para dezenas de vítimas, com seis já identificadas. Os crimes incluem forçar as vítimas a se automutilarem com navalhas, escrevendo nomes dos agressores em seus próprios corpos. Além disso, o grupo é investigado por crimes de misoginia e racismo, revelando um padrão de ódio e violência.
No mês passado, a prisão de um suspeito foi crucial para a identificação dos demais envolvidos. A perícia em cerca de 80 mil arquivos, incluindo imagens, áudios e vídeos, encontrados em dispositivos eletrônicos, permitiu aos policiais rastrear e identificar os membros da organização criminosa. A Polícia do Rio continua empenhada em combater a criminalidade, como demonstrado em operações recentes contra roubo de celulares e golpes contra idosos, de acordo com a Agência Brasil.
A operação Abraccio representa um importante passo no combate a crimes cibernéticos e na proteção de vítimas de violência online. As autoridades seguem investigando para identificar todas as vítimas e responsabilizar os culpados por seus atos.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br