Paraná Acelera Reflorestamento da Mata Atlântica com Apoio Aéreo da PRF

Paraná Acelera Reflorestamento da Mata Atlântica com Apoio Aéreo da PRF

Uma operação de reflorestamento no Paraná ganhou um importante aliado: o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação, focada na revitalização da Mata Atlântica, demonstra o compromisso do estado com a preservação ambiental.

Entre os dias 2 e 7 de junho, a aeronave lançou impressionantes 10 toneladas de sementes de palmeira-juçara em áreas estratégicas. As cidades de Nova Laranjeiras, abrangendo a Terra Indígena Rio das Cobras, e Quedas do Iguaçu, na comunidade Dom Tomás Balduíno, foram palco desta iniciativa.

Originalmente, estava previsto um terceiro sobrevoo em Antonina, mas as condições climáticas adversas impediram a realização da missão. Essa ação integra a 3ª Jornada da Natureza, uma iniciativa liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com o apoio de diversos órgãos públicos e instituições científicas.

Os esforços de reflorestamento se somam a um cenário promissor de redução do desmatamento no Paraná. Segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica + Inpe), o estado alcançou uma expressiva redução de 64,9% no desmatamento ilegal da mata nativa, o terceiro melhor resultado do país em 2024 e acima da média nacional.

Nos últimos quatro anos (2021-2024), o Paraná demonstra um avanço notável, com uma queda acumulada de 95% na área desmatada, passando de 6.939 hectares para apenas 329 hectares. O Instituto Água e Terra (IAT) atribui este sucesso à intensificação da fiscalização ambiental, que resultou em um aumento significativo nos autos de infração e nas multas aplicadas.

Fonte: http://massa.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *