Projeto do vereador Rodrigo Marcial desburocratiza adoção de espaços públicos em Curitiba

Na próxima segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Curitiba votará, em primeiro turno, o projeto do vereador Rodrigo Marcial (Partido NOVO) que simplifica o programa de adoção de logradouros públicos. A proposta atualiza a legislação, garantindo mais transparência e facilitando a participação de empresas, comerciantes, construtoras e cidadãos na adoção de praças, parques, bosques, canteiros centrais, parquinhos, centros esportivos e outros espaços urbanos, com menos entraves burocráticos e maior segurança jurídica.
O projeto prevê a criação de uma plataforma digital para consulta de logradouros disponíveis ou já adotados. Em troca da manutenção, os adotantes poderão divulgar suas marcas, proporcionalmente ao tamanho do espaço. A iniciativa reduz custos públicos e promove espaços mais limpos, seguros e bem cuidados.
“Queremos que quem gera valor na cidade possa cuidá-la, com liberdade e sem burocracia. Isso é boa gestão pública”, destacou Rodrigo.
Com apoio da Prefeitura, o projeto foi debatido com secretarias, como a do Meio Ambiente e a de Governo, para assegurar viabilidade. Alinhada aos princípios do Partido NOVO, a proposta incentiva uma gestão mais eficiente e participativa. “Ao adotar uma praça, um comerciante cria laços com a comunidade, gera bem-estar e segurança. É o início de um novo espírito para a cidade”, concluiu Rodrigo.
Assista: