O ex-presidente Donald Trump anunciou neste sábado (21) o aumento das tarifas globais de importação dos EUA, de 10% para 15%. A decisão entrou em vigor imediatamente, após o tribunal rejeitar as sobretaxas impostas pelo governo em meses anteriores, conhecidas como tarifaço.
No post publicado na Truth Social, Trump acusou países de terem 'explorado' os Estados Unidos por décadas sem compensação. Ele afirmou que a nova taxa é legalmente permitida e visa fortalecer a economia do país, alinhada às diretrizes de seu projeto MAGA (Make America Great Again).
A medida ocorre após a Suprema Corte dos EUA concluir, por maioria de 6 votos a 3, que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) não autoriza o presidente a estabelecer tarifas. Trump criticou os integrantes que votaram pelo veto e reafirmou que as novas tarifas seguirão como parte de sua estratégia.
A decisão foi fundamentada em uma avaliação que Trump classificou como ‘ridícula’, ‘mal escrita’ e ‘extraordinariamente antiamericana’. Ele anunciou ainda que, nos próximos meses, o governo definirá as novas 'tarifas legalmente permissíveis' para implementar a política comercial.






