O litoral de Santa Catarina e Paraná enfrenta alerta vermelho por chuvas intensas, que podem superar 100 milímetros até a manhã de sábado. O Piauí, Bahia e parte de Minas Gerais também estão sob risco de acumulados extremos, enquanto temporais e rajadas de vento de até 70 km/h no norte do Paraná agravam a situação.
No Sudeste, as instabilidades se concentram na divisa entre a Zona da Mata mineira e a Serra Fluminense. São Paulo deve registrar pancadas de chuva à tarde, apesar de manhã ensolarada, e temporais são previstos em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Curitiba e Porto Alegre também enfrentam risco de tempestades, com temperaturas máximas próximas a 29°C e 30°C, respectivamente.
O Centro-Oeste é afetado por calor e umidade, gerando pancadas de chuva e elevando o perigo de temporais em Goiás e no leste de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, a instabilidade cresce ao longo do dia, com previsão de chuva desde a madrugada em Cuiabá e Campo Grande, que devem registrar cerca de 30°C.
A região Nordeste mantém tempo instável pela atuação da Zona de Convergência Intertropical e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Temporais estão previstos para interior da Bahia, Maranhão e Piauí, com chuvas moderadas no litoral entre Salvador e Fortaleza. Pancadas isoladas devem ocorrer no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, enquanto no Norte, temporais isolados são esperados no Tocantins, Acre, Pará e Amapá. Roraima manterá tempo firme.






