As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata de Minas Gerais nas noites de 23 e 24 de fevereiro provocaram pelo menos 23 mortes e 45 desaparecidos. Juiz de Fora e Ubá foram as cidades mais impactadas, com registros de enchentes, deslizamentos e destruição de estruturas em vários bairros.
Equipes de resgate estão mobilizadas nas duas cidades para buscas e atendimento às famílias afetadas. Em Juiz de Fora, foram confirmadas 16 mortes, e a Defesa Civil informou que 440 pessoas estão desabrigadas, além de muitas que deixaram suas residências por precaução. Ubá registrou sete óbitos e o rio local atingiu 7,82 metros, nível histórico de inundação, após chover 170 milímetros em três horas.
As prefeituras de Juiz de Fora e Ubá decretaram estado de calamidade pública para garantir recursos e medidas urgentes. O governador Romeu Zema anunciou luto oficial de três dias em Minas Gerais e o vice-governador Mateus Simões visitou a região, sobrevoando áreas atingidas com o coordenador da Defesa Civil estadual.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve alerta vermelho para o Sudeste, incluindo a Zona da Mata, até sexta-feira, 27. Há risco de novos alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos, especialmente em áreas vulneráveis. O alerta abrange também o Vale do Rio Doce, sul e sudoeste de Minas Gerais e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.






