Nesta quinta-feira (25), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) emitiu um alerta sobre o risco de calor elevado durante o fim de semana no Red Bull Ring, com temperaturas previstas acima de 31°C.
De acordo com o regulamento, todos os pilotos são obrigados a utilizar o sistema de refrigeração. Aqueles que decidirem não usar o equipamento deverão acrescentar um lastro de 0,5 kg ao seu carro.
O equipamento, conhecido como Driver Cooling Kit, consiste em uma camiseta que circula um fluido refrigerado por meio de tubulações finas costuradas ao tecido, com a finalidade de diminuir a temperatura corporal dos pilotos enquanto estão no cockpit. No entanto, o funcionamento do sistema depende de uma caixa que abriga o compressor e a bomba, que são responsáveis por manter o líquido em circulação e resfriado.
A introdução da refrigeração ocorreu oficialmente no Grande Prêmio de Singapura da temporada anterior, e a sua aceitação entre os pilotos foi mista, com alguns a favor e outros contrários ao uso do dispositivo. Durante o fim de semana em Austin, nos Estados Unidos, o piloto Kimi Antonelli relatou problemas com o sistema durante os treinos livres e a classificação, afirmando que, ao invés de resfriar, o equipamento acabou gerando mais calor.
Essa insatisfação já havia sido manifestada por Charles Leclerc após a corrida em Singapura, que apontou que em certas situações, quando o gelo derretia, a água que circulava no colete passava a ser quente, o que não era agradável.
Diante das dificuldades relatadas, a expectativa é de que muitos pilotos optem por carregar o lastro adicional em vez de utilizar a camiseta e o sistema de refrigeração, com mais atualizações previstas para serem divulgadas ao longo do final de semana.







