⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Temperaturas de fevereiro continuará alta e com chuvas

[ad_1] Entre janeiro e fevereiro, o Paraná registra, historicamente, redução no acumulado de precipitações e leve queda nos termômetros, embora o calor permaneça. Segundo o Simepar (Sistema...

[ad_1]

Entre janeiro e fevereiro, o Paraná registra, historicamente, redução no acumulado de precipitações e leve queda nos termômetros, embora o calor permaneça. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), fevereiro de 2026 deve manter sensação de abafamento, com ocorrências de pancadas associadas ao verão, concentradas principalmente entre a tarde e a noite, com curta duração e distribuição irregular.

As projeções indicam volumes pluviométricos e temperaturas próximas da média histórica ao longo do mês. O enfraquecimento do La Niña, que influenciou o comportamento atmosférico desde dezembro, contribui para maior estabilidade nas condições meteorológicas, diminuindo a frequência de extremos observados no início do ano. A tendência é de alternância entre períodos de sol, aumento de nebulosidade e episódios isolados de chuva.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, a dissipação do fenômeno ao longo de fevereiro reduz a possibilidade de contrastes acentuados entre regiões. O órgão também alerta para a possibilidade de temporais localizados, acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas, comuns nesta época, recomendando atenção a avisos e atualizações diárias da previsão.

Fevereiro ainda é um mês típico de verão, e terá a atuação de massas de ar quente e úmido que favorecem a ocorrência de pancadas de chuva fortes, rápidas e isoladas, muitas vezes acompanhadas de queda de granizo, incidência de raios e rajadas de vento mais fortes. “A tendência é de que tenhamos atuação de vários dias consecutivos com temperaturas elevadas, que levam a um tempo abafado quando a umidade estiver também alta”, lembra Reinaldo.

As temperaturas de fevereiro historicamente são mais baixas nos Campos Gerais, Centro-Sul e Sul do Estado. As mínimas, geralmente registradas no amanhecer, ficam em média entre 16°C e 18°C, e as máximas, que ocorrem costumeiramente a tarde, entre 26°C e 28°C.

No Litoral, extremo Norte, Noroeste e Oeste, as temperaturas são as mais altas, com mínima média acima de 20°C e máxima média acima de 30°C. No resto do Estado, as mínimas ficam em média entre 18°C e 20°C historicamente em fevereiro, e as máximas entre 28°C e 30°C.

A temperatura média, ou seja, uma média de todas as temperaturas do dia, durante fevereiro historicamente é mais baixa ao redor de Curitiba e no Sul do Paraná, entre 18°C e 20°C. Na Região Metropolitana da Capital, nos Campos Gerais e no Centro-Sul, bem como em cidades próximas a Marumbi e Marilândia do Sul, a temperatura média fica entre 20°C e 22°C.

No Litoral, extremo Norte, Noroeste e Oeste, as temperaturas médias são as mais altas, entre 24°C e 26°C. No resto do Estado, as médias em fevereiro historicamente ficam entre 22°C e 24°C.

Com relação às chuvas, o maior volume em fevereiro historicamente é registrado no Litoral, com acumulados a partir de 250 mm, e que podem superar os 300 mm, principalmente em Antonina e Paranaguá. Na região de serra, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, os volumes ficam entre 200 mm e 250 mm.

“A região do Litoral é uma das regiões em que mais chove, devido à umidade que vem do oceano e à própria Serra do Mar, que contribui para o levantamento das parcelas de ar e favorece para que as chuvas sejam bastante abundantes”, explica Reinaldo.

Mais que previsão: geointeligência do Simepar usa sensoriamento remoto e ciência de dados
Chove menos em fevereiro, historicamente, próximo a Icaraíma e Querência do Norte, próximo a Cândido de Abreu, e em uma faixa que vai de Curitiba a Cerro Azul e Dr Ulisses. Nestas regiões, a média histórica de chuva é de 100 mm a 125 mm em todo o mês de fevereiro.

As cidades mais próximas do sul de Apucarana registram acumulados de chuva historicamente, em fevereiro, entre 200 mm e 225 mm. No Noroeste, e em municípios como Castro e Jaguariaíva, chove em fevereiro uma média de 125 mm a 150 mm. No resto do Paraná, a média histórica de chuva varia entre 150 mm e 200 mm.

Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan

Ratinho Junior mostra como o Paraná atrai investimentos em premiação em São Paulo

O que esperar de Ratinho Junior se chegar a presidência em 2027

Coritiba pega o Cianorte pelas quartas do Paranaense. Onde assistir?

Idosa perde R$ 17 mil no golpe do falso presente

Saíram de casa para matar, mas trio encontra policiais no meio do caminho

O que não fazer enquanto estiver usando injeção emagrecedora

Quer que seus treinos rendam mais? Exercite o cérebro também!

Horóscopo de 31 de janeiro de 2026

Óbitos em Curitiba de 30 de janeiro de 2026

Plano de arborização de Curitiba pode ter novas diretrizes

Posse na AMUVI foi um aquecimento para outubro

Rafael Greca é aconselhado para não balançar a cabeça para Ricardo Barros

Agir quer Luiz Neto como candidato a deputado federal

Fonte:Paraná Jornal

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01