O acordo Mercosul–União Europeia e seus efeitos na economia do Paraná, especialmente no agronegócio, foram temas centrais na programação do Show Rural Coopavel 2026, uma das maiores feiras do setor no Brasil. O debate ocorreu na mesa "Acordo Mercosul – Perspectivas e Oportunidades", organizada pela Itaipu Binacional, Governo Federal, Coopavel e Sistema Ocepar.
O evento, realizado na segunda-feira, reuniu autoridades, lideranças do cooperativismo e especialistas em comércio exterior para analisar os impactos e oportunidades do tratado que estabelece a maior zona de livre comércio do mundo. O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, enfatizou o potencial do acordo para alavancar o agronegócio regional, especialmente nos setores agrícola e de suinocultura, que possuem alta demanda no mercado europeu.
Tatiana Prazeres, do Ministério do Desenvolvimento, destacou que o acordo amplia o acesso do Brasil a um mercado com alto poder de consumo, eliminando tarifas para mais de cinco mil produtos brasileiros. Ela também ressaltou a importância dos compromissos ambientais do tratado e a relevância para estados exportadores como o Paraná.
A 38ª edição do Show Rural Coopavel em Cascavel deve movimentar R$ 6 bilhões em negócios, um volume 15% menor que o recorde da edição anterior. Com 600 expositores, a expectativa é receber entre 360 mil e 400 mil visitantes até a próxima sexta-feira, dia 13, no Parque Tecnológico Coopavel.






