A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está concluindo as obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Juranda, no Centro-Oeste do Paraná. Com investimentos de R$ 14,4 milhões, a obra contempla a construção de uma estação de tratamento com capacidade para depurar 15 litros por segundo.
As obras também incluem a construção de quase 11 quilômetros de rede na frente das residências, além de mais de três quilômetros de tubulações que fazem a ligação entre as redes de coleta e a unidade de tratamento. A conclusão das obras permitirá que cerca de 600 famílias que moram na região Central e no Jardim Carajás tenham acesso ao serviço de saneamento.
A gerente regional da Sanepar, Araceli Stella, explica que as equipes contratadas pela Companhia farão reuniões comunitárias e visitas às residências para orientar os moradores sobre a melhor forma de fazer ligação hidráulica da residência na rede de coleta. Além disso, a equipe socioambiental vai promover o trabalho de conscientização e orientação.
A gerente reforça a necessidade de cautela, pois as conexões feitas nesse momento podem prejudicar as obras e causar danos ambientais. A previsão é de que a cidade alcance 21% de atendimento com coleta, sendo todo esgoto tratado. Além disso, as obras fazem parte do pacote de investimentos da Sanepar para antecipar a meta de universalização do serviço de esgoto no Paraná.






