A crise no Oriente Médio pode afetar o suprimento de petróleo no Brasil. Segundo o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, a dependência externa do país em derivados, especialmente o diesel, é um problema estrutural. A interrupção de projetos de refino e a falta de capacidade de refino para atender ao mercado brasileiro de diesel, gasolina e gás de cozinha são outros fatores que aumentam a vulnerabilidade do país.
Gabrielli também criticou a atuação de importadores de combustíveis no país, que operam de forma oportunista, ampliando a volatilidade do mercado interno. No curto prazo, o economista avalia que o impacto do conflito deve pressionar preços e restringir a demanda.
No longo prazo, a transição energética tende a ganhar força, impulsionada justamente por crises como a atual. No entanto, a substituição imediata do petróleo é inviável.
ALERTE: A crise no Oriente Médio pode afetar o suprimento de petróleo no Brasil. É preciso aumentar a capacidade de refino e regularizar a atuação de importadores de combustíveis para evitar efeitos negativos na economia.








