Neste sábado, a República Democrática do Congo assegurou sua vaga no mata-mata da Copa do Mundo de 2026 ao vencer o Uzbequistão por 3 a 1, em partida válida pelo Grupo K. A vitória rendeu à equipe congolesa um confronto nas 16 avos de final contra a Inglaterra.
A seleção da República Democrática do Congo retornou ao torneio após 52 anos de ausência e sabia que precisava da vitória na última rodada da fase de grupos para garantir a classificação. No entanto, a equipe enfrentou dificuldades logo no início, quando o capitão do Uzbequistão, Eldor Shomurodov, abriu o placar aos 10 minutos de jogo.
Com a pressão aumentando, a equipe congolesa se reergueu ao converter um pênalti, marcado por Yoane Wissa, no meio da segunda etapa. A confiança voltou a crescer quando o atacante Fiston Mayele ampliou a vantagem a 12 minutos do fim, demonstrando habilidade ao superar o goleiro adversário. Para selar a vitória, Wissa marcou novamente nos acréscimos da partida.
Com este resultado, a República Democrática do Congo terminou a fase de grupos com quatro pontos, garantindo uma das oito vagas destinadas aos melhores terceiros colocados. O próximo desafio da equipe será em Atlanta, onde enfrentará a Inglaterra, que liderou o Grupo L.
Por outro lado, o Uzbequistão foi eliminado da competição sem ter conquistado nenhum ponto em sua estreia na Copa do Mundo, encerrando sua participação de forma amarga.







