⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01

Protestos na França deixam um morto, 600 policiais feridos e 2 mil presos

As manifestações começaram em setembro – Foto: Muhammed Said Tako/Anadolu via Getty Images Os protestos realizados neste sábado (17) na França deixaram uma pessoa morta, cerca de...


As manifestações começaram em setembro –

Os protestos realizados neste sábado (17) na França deixaram uma pessoa morta, cerca de 2 mil pessoas detidas e mais de 600 policiais feridos, segundo informações do Ministério do Interior francês.

Mais de 500 mil pessoas participaram das manifestações em dezenas de cidades do país para protestar contra o alto custo de vida. Os atos foram marcados por confrontos entre policiais e manifestantes, além de episódios de vandalismo e saques a estabelecimentos comerciais.

As manifestações começaram em setembro, impulsionadas por protestos de estudantes do ensino médio de uma escola nos arredores de Paris. Inicialmente, os alunos reivindicavam melhorias na educação e criticavam a falta de professores e os cortes de verbas no setor. Com o avanço do movimento, as pautas se ampliaram e passaram a incluir principalmente a alta dos preços e o aumento dos custos dos combustíveis.

Estudante perdeu a mão durante protesto

No início do mês, em 5 de outubro, um estudante de 15 anos perdeu uma das mãos após a explosão de uma granada de efeito moral durante um protesto na cidade de Lens. Após o episódio, o ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, suspendeu o uso desse tipo de artefato em manifestações estudantis.

Nas redes sociais, Nuñez condenou os episódios de violência e afirmou que os ataques a instituições e estabelecimentos comerciais não podem ser justificados.

“Atacar as nossas forças de segurança, visar as nossas instituições, degradar edifícios públicos, invadir prefeituras ou câmaras municipais, saquear estabelecimentos comerciais: nada o justifica”, declarou o ministro.

Nuñez também afirmou que os prejuízos materiais são consideráveis, especialmente para os comerciantes, mas ressaltou que o governo não permitirá que a violência prevaleça.

“O Estado não cederá àqueles que buscam impor desordem e violência”, afirmou.

Macron promete punições

O presidente francês, Emmanuel Macron, também se manifestou sobre os episódios e declarou que os responsáveis por invadir e atacar prefeituras e empresas serão processados e punidos.

“Permaneceremos unidos contra os semeadores do caos, que buscam apenas derrubar nossas instituições e impedir que aqueles que expressam pacificamente suas reivindicações o façam”, escreveu o presidente nas redes sociais.

RESUMO:

– Balanço dos protestos: Manifestações na França neste sábado (17) deixaram uma pessoa morta, cerca de 2 mil detidos e mais de 600 policiais feridos, segundo o Ministério do Interior.

– Motivos das manifestações: Mais de 500 mil pessoas foram às ruas em dezenas de cidades para protestar contra o alto custo de vida, a inflação e o aumento dos combustíveis. Os atos também foram marcados por confrontos, vandalismo e saques.

– Reação das autoridades: O ministro do Interior, Laurent Nuñez, condenou os episódios de violência, enquanto o presidente Emmanuel Macron afirmou que os responsáveis por ataques a instituições e estabelecimentos serão processados e punidos.



Fonte:A Rede PG

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01