⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Pesquisa indica que 82% dos brasileiros apoiam código de ética para ministros do STF

A pesquisa revela que a maioria dos brasileiros defende a criação de um código de ética para os ministros do STF....
Carregando — Foto: Carregando

Uma pesquisa revelou que 82% dos brasileiros são a favor da elaboração de um código de ética e conduta para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas 10% dos entrevistados se opõem à proposta, enquanto 1% não concorda nem discorda e 7% não souberam ou não responderam.

A opinião sobre a criação desse código varia entre os eleitores do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os eleitores de Lula, 76% apoiam a ideia, enquanto 88% dos eleitores de Bolsonaro também defendem a criação do código. Os números mostram um apoio significativo à proposta entre diferentes grupos eleitorais.

A discussão sobre a criação de um Código de Ética para os ministros do STF já se arrasta desde o ano passado, especialmente sob a presidência de Edson Fachin. A necessidade do código ganhou destaque diante de questionamentos sobre conflitos de interesse envolvendo ministros, como contratos e viagens que levantaram suspeitas.

Recentemente, o ministro André Mendonça assumiu a relatoria de um processo relacionado ao Banco Master, após a saída do ministro Toffoli. A reunião entre os ministros, convocada por Fachin, foi para discutir um relatório da Polícia Federal sobre a investigação de um celular ligado ao dono do banco, onde foram encontradas menções a Toffoli, que se viu isolado em sua defesa e acabou cedendo à pressão dos colegas.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01