A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) utiliza exames de identificação veicular para verificar adulterações em automóveis apreendidos no combate a crimes patrimoniais no Estado. A atuação pericial contribui diretamente para a responsabilização criminal dos envolvidos e permite a restituição dos veículos aos seus donos originais, quando possível.
Durante a temporada de maior circulação de veículos no Litoral, a intensificação dos atendimentos técnicos ocorre sempre que há indícios de irregularidades nos automóveis. Segundo o perito oficial Leonardo de Ataide Jedneralski, os exames avaliam numeração e outros sinais identificadores, confirmando adulterações como clonagem, remarcação ou supressão de elementos essenciais.
O apoio da PCIPR também é fundamental para a produção de provas técnicas que subsidiam investigações e procedimentos judiciais. A precisão nos resultados garante confiabilidade às informações encaminhadas às autoridades, reforçando a eficácia das ações de segurança.
A integração com a Polícia Militar do Paraná (PMPR) facilitou a identificação de um veículo recuperado recentemente no Litoral. O sistema Olho Vivo detectou o alerta de furto e, após abordagem, os peritos confirmaram a irregularidade e possibilitaram sua devolução ao proprietário legítimo.






