⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01

Paraná promove Dia D de vacinação em 22 de agosto

No Dia D de Multivacinação, que ocorrerá em 22 de agosto, o Paraná disponibilizará mais de 1.800 salas de vacinação. A iniciativa visa atualizar a caderneta de...

O Dia D de Multivacinação está agendado para 22 de agosto, um sábado, e contará com atendimento nas mais de 1.800 salas de vacinação espalhadas pelos 399 municípios do Paraná. A data foi estabelecida a partir de uma recomendação do Ministério da Saúde e aprovada pelos secretários municipais durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR) realizada na manhã de 14 de agosto de 2026.

Esta ação é fundamental para que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes de até 15 anos para regularizar suas cadernetas de vacinação. Nos primeiros dias da Campanha de Multivacinação, mais de 55 mil jovens já foram vacinados no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também destaca que os adultos têm a oportunidade de atualizar vacinas que estejam pendentes, incluindo as de Covid-19, influenza, febre amarela e sarampo. A escolha de um sábado para o Dia D facilita a participação de quem trabalha durante a semana, permitindo que mais pessoas busquem a imunização.

Embora a campanha de vacinação siga até 1º de setembro, o Dia D é um ponto-chave para a mobilização da população. Durante a reunião da CIB, os gestores de saúde também discutiram o Plano de Preparação, Vigilância e Resposta da Saúde, que visa mitigar os impactos do fenômeno El Niño no Paraná, focando em atenção, vigilância e comunicação com a população.

Estudos epidemiológicos realizados nos anos de 2016, 2019, 2020 e 2024 evidenciam uma relação direta entre o fenômeno El Niño e o aumento de casos de dengue no estado. Em resposta a essa situação, o Paraná iniciou uma operação integrada que envolve diversos órgãos estaduais e federais, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército Brasileiro, entre outros, com o intuito de implementar ações preventivas diante de possíveis eventos climáticos extremos.

Outro tema abordado na reunião foi a Pesquisa Nacional de Saúde, que está sendo realizada em todo o país. No Paraná, a pesquisa inclui a coleta de biomarcadores, como exames laboratoriais gratuitos de sangue e urina, em uma parte dos participantes. O objetivo é mapear a saúde da população brasileira para fundamentar políticas públicas e fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01