Com foco na recomposição da aprendizagem e na melhoria do desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná vai investir R$ 130 milhões em 2026 para fortalecer o ensino básico na rede estadual, com ênfase no ensino de Matemática.
Com base nos indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB, 2023), a Secretaria aprimorou o planejamento pedagógico para 2026, estruturando um componente curricular específico voltado ao fortalecimento da aprendizagem. A proposta inclui duas aulas semanais, nos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, dedicadas à abordagem de conhecimentos fundamentais, ampliando as oportunidades de aprendizagem e consolidando competências ao longo da trajetória escolar.
Para o secretário da Educação, Roni Miranda, o investimento reforça o compromisso do Paraná com a qualidade do ensino. “Nosso objetivo é avançar cada vez mais na consolidação de uma educação pública de excelência, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades reais de aprendizagem ao longo da trajetória escolar. Ao investir em planejamento pedagógico, formação de professores e uso inteligente de dados educacionais, o Paraná fortalece o ensino básico e amplia as condições para que cada aluno desenvolva completamente seu potencial”, afirmou.
Para 2026, as ações serão focadas principalmente em Matemática. Por isso, todos os anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio terão acesso a um currículo priorizado na disciplina. Um documento desenvolvido por técnicos do departamento de currículo, em parceria com o Instituto Reúna, deve auxiliar as equipes no trabalho com o desenvolvimento dos conteúdos previstos para cada etapa.






