⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Novo Paraná lança cultivares de milho e mandioca para elevar produtividade e rentabilidade

O governo do Paraná apresenta variedades desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) voltadas à industrialização e ao aumento da resistência a pragas e doenças durante evento...
Variedades de mandioca e milho são testadas antes do lançamento para garantir qu

Três cultivares de mandioca foram lançados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. As variedades IPR Clara, IPR Quartzo e IPR Topázio foram criadas especialmente para a indústria, com alto teor de amido entre 550 e 600 gramas e superioridade em relação aos materiais já comercializados.

A IPR Clara é indicada para solos arenosos, com raízes mais claras e porte médio do arbusto. Já a IPR Quartzo possui estrutura robusta e é mais adaptada a solos argilosos. Por fim, o IPR Topázio apresenta porte ereto e baixo, recomendado também para áreas arenosas, mas todos têm teor elevado de ácido cianídrico, sendo exclusivos para processamento industrial.

Na cultura do milho, foi apresentado o híbrido simples IPR W225, um milho branco desenvolvido com foco em maior produtividade. A novidade se soma à estratégia de fortalecer a agroindústria paranaense, entregando soluções que reduzam riscos e aumentem a competitividade no campo.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento e o diretor-presidente do IDR-Paraná enfatizaram a importância da pesquisa pública para manter a agricultura paranaense competitiva. Os novos cultivares resultam de testes comparativos e já demonstram potencial superior aos já disponíveis no mercado, com aumento médio de 30% na produtividade.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01