O ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Silva de Pazolini, natural da capital capixaba e filiado ao Partido Republicano Progressista, confirmou sua candidatura ao governo do Estado do Espírito Santo. Nascido em 20 de maio de 1982, Lorenzo possui formação em Direito e especialização em Gestão de Segurança Pública. Antes de ingressar na política, atuou como auditor de controle externo no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e como delegado de polícia, tendo sido aprovado em concurso público em 2007.
Durante sua carreira na polícia, Pazolini trabalhou em diversas delegacias, incluindo a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e a Corregedoria. Em 2015, assumiu a titularidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o que consolidou sua imagem voltada para a segurança pública e a defesa da ordem. Sua trajetória na política começou em 2018, quando foi eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde se destacou pelo seu papel fiscalizador e por pautas relacionadas à segurança e combate à criminalidade.
Em 2021, Pazolini deixou o cargo de deputado para concorrer à prefeitura de Vitória. Ele se filiou ao Republicanos em maio de 2020 e, nas eleições municipais, foi eleito prefeito da cidade com 58,5% dos votos no segundo turno. Sua administração foi bem avaliada, o que levou à reeleição em 2024, quando conquistou 105.599 votos válidos, representando 56,22% do total, superando outros cinco concorrentes.
Após sua reeleição, em abril de 2026, renunciou ao cargo de prefeito para disputar o governo do Estado. Atualmente, Lorenzo Pazolini aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, atrás do atual governador Ricardo Ferraço, do MDB. Sua candidatura é esperada para trazer um enfoque na segurança pública, tema que sempre esteve presente em sua trajetória política.





