A aluna Rita de Cássia Lesnhak, do Colégio Padre Giuseppe Bugatti, em União da Vitória, teve sua sugestão premiada como a melhor do projeto Geração Atitude e sancionada pelo Governo do Estado. A Lei nº 22.973, sancionada em 12 de fevereiro de 2026, institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, voltada para orientação vocacional e profissional de estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado.
Os deputados Alexandre Curi e Hussein Bakri, que encamparam a proposta, destacaram a importância da participação da juventude nas políticas públicas. A proposta busca promover o autoconhecimento dos jovens, auxiliando na identificação de aptidões e interesses, além de fornecer informações sobre carreiras e tendências profissionais.
Entre as diretrizes da lei estão a realização de oficinas, palestras, mentorias com profissionais e a aplicação de testes vocacionais. O programa também visa reduzir a evasão em cursos técnicos e de graduação, oferecendo apoio na elaboração de currículos e planos de carreira, além de parcerias com universidades e empresas.
A coordenação da Campanha Permanente Orienta Paraná será realizada pelas Secretarias de Estado, em colaboração com entidades públicas e privadas. A legislação já está em vigor e poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.






