⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Lei no Paraná institui programa de orientação vocacional para estudantes do ensino médio

Uma proposta de estudante do ensino médio se tornou lei no Paraná, criando o programa Orienta Paraná, que visa apoiar jovens na escolha profissional....

A aluna Rita de Cássia Lesnhak, do Colégio Padre Giuseppe Bugatti, em União da Vitória, teve sua sugestão premiada como a melhor do projeto Geração Atitude e sancionada pelo Governo do Estado. A Lei nº 22.973, sancionada em 12 de fevereiro de 2026, institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, voltada para orientação vocacional e profissional de estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado.

Os deputados Alexandre Curi e Hussein Bakri, que encamparam a proposta, destacaram a importância da participação da juventude nas políticas públicas. A proposta busca promover o autoconhecimento dos jovens, auxiliando na identificação de aptidões e interesses, além de fornecer informações sobre carreiras e tendências profissionais.

Entre as diretrizes da lei estão a realização de oficinas, palestras, mentorias com profissionais e a aplicação de testes vocacionais. O programa também visa reduzir a evasão em cursos técnicos e de graduação, oferecendo apoio na elaboração de currículos e planos de carreira, além de parcerias com universidades e empresas.

A coordenação da Campanha Permanente Orienta Paraná será realizada pelas Secretarias de Estado, em colaboração com entidades públicas e privadas. A legislação já está em vigor e poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01