O Lacen-PR implementa cinco equipamentos GeneXpert, tecnologia de teste rápido molecular, para acelerar a detecção da tuberculose e suas formas resistentes na rede estadual de saúde. Com o investimento de R$ 1,8 milhão, o Paraná passa a integrar os estados com monitoramento mais eficiente do país, alinhando-se às metas da OMS para reduzir mortes pela doença até 2030.
Essa inovação permite que os profissionais identifiquem a bactéria causadora da tuberculose e resistências antimicrobianas quase que instantaneamente. Diante de informações detalhadas, os médicos podem definir o tratamento mais adequado desde o início, o que contribui para aumentar as chances de cura e evitar a disseminação de cepas resistentes.
A nova rede GeneXpert já está em funcionamento em 14 pontos estratégicos do Paraná, incluindo cidades como Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina, Toledo, Cascavel e Cornélio Procópio. A modernização reforça a liderança do Lacen-PR em vigilância epidemiológica, além de servir como exemplo para outros laboratórios do país.
O laboratório também incorporou recentemente sistemas como o Deeplex, para sequenciamento genômico, e novas metodologias para detecção de surtos diarreicos em menos tempo. Esses avanços consolidam a posição do Paraná como referência em tecnologia de diagnóstico e atenção à saúde pública.






