⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Júpiter pode não ser tão grande quanto se imaginava

O maior planeta do sistema solar é um pouco menos gigante do que se imaginava. Júpiter, um mundo tão grande que poderia comportar cerca de mil planetas...


O maior planeta do sistema solar é um pouco menos gigante do que se imaginava. Júpiter, um mundo tão grande que poderia comportar cerca de mil planetas do tamanho da Terra, é aproximadamente oito quilômetros mais estreito na região do equador e cerca de vinte e quatro quilômetros mais achatado nos polos do que estimativas anteriores indicavam, de acordo com um novo estudo.

Essas medições revisam quase cinquenta anos de consenso científico sobre o tamanho e o formato do planeta. Não se trata de uma mudança física em Júpiter, mas de uma revisão na forma como suas dimensões são calculadas com base em dados mais precisos.

Segundo Yohai Kaspi, professor do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, e principal autor do estudo, os livros didáticos precisarão ser atualizados. Ele explica que o planeta continua o mesmo, porém as técnicas modernas permitem medições muito mais exatas do que as disponíveis décadas atrás.

Durante muitos anos, os cientistas basearam suas estimativas em dados coletados pelas sondas Voyager e Pioneer, lançadas na década de 1970. Essas missões forneceram informações valiosas, mas tinham limitações tecnológicas e não observaram o planeta a partir de todos os ângulos possíveis.

A situação mudou com a missão Juno, lançada em 2011 e em órbita de Júpiter desde 2016. Ao sobrevoar os polos do planeta pela primeira vez, a sonda permitiu observações mais detalhadas de seu campo gravitacional e de sua forma real, o que resultou em cálculos mais precisos do diâmetro e do achatamento do planeta.

Essas novas medições exigem ajustes nos modelos científicos usados para estudar Júpiter. Isso afeta tanto a compreensão de características visíveis, como sua atmosfera turbulenta e rica em gases, quanto teorias sobre a formação de gigantes gasosos no início do sistema solar.

Júpiter é considerado, por muitos cientistas, o primeiro planeta a se formar ao redor do Sol. Por isso, compreender o que acontece em seu interior ajuda a esclarecer como o sistema solar se organizou e como planetas como a Terra acabaram surgindo ao longo desse processo.

Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan

Pulou muro para roubar e incendiar o quintal

Batia na mãe alucinado de droga

Guarda do tráfico acerta poste na fuga e é preso

Pistoleiros executam barbeiro e ferem cliente

Aliel Machado é escolhido como novo líder do Partido Verde

PV terá apenas duas candidaturas a deputado federal

Roberto Requião está patinando para disputar cadeira na Câmara Federal

Litoral do Paraná tem calorão, pancadas de chuva e clima abafado até o fim de semana

Dicas para iniciantes no CrossFit

Briga de Ricardo Barros e Sergio Moro agora é na IA

Rafael Greca pode virar limonada em outubro

Sete vereadores perdem mandato por abuso econômico

Será possível reviver em um corpo cibernético?

Óbitos em Curitiba de cinco de fevereiro de 2026

Horóscopo de seis de fevereiro de 2026

Horóscopo Chinês de seis de fevereiro de 2026

Fonte:Paraná Jornal

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01