Em Xambrê, a Fazenda Santa Fé foi invadida por cerca de 250 integrantes da FNL e do MTA, reacendendo o alerta entre produtores e entidades do setor agropecuário. O Sistema FAEP repudiou a ação, classificando-a como ato ilegal que afronta o Estado de Direito. O presidente da entidade acionou o secretário estadual de Segurança Pública para solicitar apoio à reintegração de posse. Equipes da Polícia Militar do Paraná, do 25º Batalhão, permanecem no local, mantendo o acesso fechado e sob controle policial. O caso faz parte de uma escalada de invasões nos últimos meses, gerando insegurança entre os produtores rurais e desestimulando investimentos. O Poder Judiciário do Paraná determinou a reintegração de posse da Fazenda Santa Fé, decisão recebida pelo Sistema FAEP como reafirmação dos princípios do Estado Democrático de Direito. A fazenda possui 942 hectares, administra mais de 2 mil cabeças de gado e foi considerada produtiva pelo Incra, afastando a possibilidade de desapropriação para reforma agrária.
Cascavel – O início de mais um ano foi marcado por um velho e recorrente problema no meio rural paranaense: a invasão de propriedades produtivas.
Cascavel – O início de mais um ano foi marcado por um velho e recorrente problema no meio rural paranaense: a invasão de propriedades produtivas. Ainda no último fim de semana de 2025, a Fazenda Santa Fé, localizada no município de Xambrê, no Noroeste do Paraná, foi invadida por cerca de 250 integrantes da FNL (Frente Nacional de Luta Campo e Cidade) e do MTA (Movimento de Terra e Alimento), reacendendo o alerta entre produtores e entidades do setor agropecuário.
Diante do episódio, o Sistema FAEP manifestou repúdio à ação e classificou a invasão como um ato ilegal, que afronta diretamente o Estado de Direito e compromete a segurança jurídica no campo. O presidente da entidade, Ágide Eduardo Meneguette, acionou imediatamente o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, solicitando apoio para a rápida reintegração de posse.
Desde o início da ocupação, equipes da Polícia Militar do Paraná, por meio do 25º Batalhão, com sede em Umuarama, permanecem no local. O acesso à propriedade foi fechado e segue sob controle das forças policiais, numa tentativa de evitar conflitos e garantir a ordem enquanto as medidas legais avançam.
Para o Sistema FAEP, o caso de Xambrê não é um fato isolado, mas parte de uma escalada preocupante de invasões registradas nos últimos meses. esse tipo de ação gera insegurança entre os produtores rurais, desestimula investimentos e coloca em risco toda a cadeia produtiva do agronegócio.







