A Polícia Civil efetuou a prisão de Mattheus Ricardo, um falso médico de 30 anos, nesta terça-feira, 28, no Guarujá, litoral de São Paulo. O detido realizava procedimentos estéticos invasivos em clínicas localizadas também em Santos. Sua atuação foi identificada após um monitoramento de suas atividades nas redes sociais, onde Mattheus contava com mais de 20 mil seguidores e anunciava promessas de transformação corporal em apenas 45 dias.
Mattheus Ricardo alegava ter mudado a vida de cerca de 6 mil pessoas, utilizando fotos de "antes e depois" como forma de atrair novos clientes. Contudo, em depoimento prestado às autoridades, ele admitiu que sua formação se limitava a um curso na área de estética com apenas 30 horas de duração, insuficiente para a prática médica que realizava.
Além de realizar procedimentos, o falso médico também oferecia cursos próprios para ensinar suas técnicas, que foram consideradas ilegais. O delegado responsável pelo caso, Raphael Barazal, informou que Mattheus utilizava as iniciais do próprio nome para batizar seu método, denominado “MR”, que prometia emagrecimento rápido e harmonização de glúteos.
Durante a operação que culminou na prisão, os policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão em clínicas onde ele atuava. Nos locais inspecionados, foram encontrados medicamentos, seringas e vestimentas de uso médico, o que reforçou as suspeitas de exercício ilegal da medicina. Todo o material apreendido foi encaminhado para análise.
As investigações da Polícia Civil seguem em andamento para verificar se as pacientes atendidas por Mattheus Ricardo sofreram danos permanentes ou complicações à saúde em decorrência dos procedimentos realizados. Apenas profissionais com formação e especialização adequadas são autorizados a realizar os tratamentos que ele oferecia.





