O Governo do Estado investiu R$ 2,1 milhões em um projeto pioneiro de agricultura de precisão em 20 propriedades rurais. O projeto, chamado de CIA-Agro Módulo Paraná, será implementado em regiões Norte e Oeste do Paraná.
Na prática, o projeto promoverá a implantação de um sistema piloto que monitorará máquinas agrícolas via telemetria e instalará sensores para coletar dados agronômicos, ambientais e operacionais. Além disso, o projeto também terá como objetivo disseminar o conhecimento, criando vitrines tecnológicas para demonstração de soluções e realizando eventos e treinamentos para capacitar produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes.
A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A execução será viabilizada pela Fundação Araucária, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. A coordenação técnica ficará a cargo do Centro de Inteligência Artificial no Agro da UEL.
O projeto integra uma cooperação técnica internacional entre Brasil e Japão, envolvendo a Agência de Cooperação Internacional do Japão. Além disso, o projeto conta com uma robusta rede de parceiros, incluindo unidades da Embrapa, UTFPR, IDR-Paraná, Fundação ABC e as cooperativas Integrada, C.Vale e Lar, além do Ministério da Agricultura e Pecuária.






