⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01
TOPO 01

Força-Tarefa do Paraná inicia operações de resgate na Venezuela após terremoto

A equipe de bombeiros do Paraná foi a primeira a atuar em La Guaira, área devastada pelo terremoto que atingiu a Venezuela na quarta-feira. Os trabalhos buscam...

Na manhã do sábado, 27 de junho de 2026, a equipe de bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) deu início aos trabalhos em La Guaira, uma das regiões mais afetadas pelo terremoto que devastou a Venezuela na quarta-feira, 24. A equipe é a primeira da força-tarefa brasileira a atuar no local e está acompanhada de dois cães de busca, realizando o reconhecimento das estruturas danificadas e avaliando a estabilidade das edificações para localizar possíveis vítimas sob os escombros.

O cenário encontrado pelos bombeiros é de grande destruição e comoção. Informações da equipe relatam que milhares de pessoas estão nas ruas, procurando por familiares e pedindo ajuda. As operações de resgate estão sendo realizadas de maneira contínua para atender às necessidades da população afetada.

Os bombeiros brasileiros chegaram a Caracas na noite de sexta-feira, 26, após uma parada para reabastecimento em Boa Vista (RR). Assim que desembarcaram, passaram pelo Centro de Recepção e Partida (RDC), uma estrutura que facilita a entrada de equipes internacionais, cães de busca e equipamentos especializados, coordenada pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a madrugada, a equipe montou sua base operacional, estabelecendo acampamentos e toda a logística necessária para garantir a autonomia das atividades. Assim, nas primeiras horas do dia, o Paraná foi o primeiro estado da força-tarefa a ser deslocado para o campo de operações, iniciando os trabalhos de busca em La Guaira.

A mobilização do Paraná foi rápida, iniciando poucas horas após o terremoto. Na noite de quinta-feira, 25, o CBMPR enviou uma equipe composta por dez bombeiros, dois cães de busca e aproximadamente quatro toneladas de equipamentos especializados. A equipe viajou em dois grupos, com embarques realizados no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.

O comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná está acompanhando de perto a missão e as atividades da equipe brasileira, à medida que as operações de Busca e Resgate avançam na área afetada. As condições desafiadoras e a urgência da situação exigem um empenho contínuo para salvar vidas e prestar assistência à população local.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01