Na noite de quinta-feira, 23 de março de 2026, Operário e Fluminense não conseguiram sair do 0 a 0 na partida de ida da quinta fase da Copa do Brasil. O confronto foi realizado no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, e teve um público de 8.966 pagantes, gerando uma renda de R$ 472.240,00.
O jogo foi marcado por um equilíbrio entre as equipes, que tiveram dificuldades em criar oportunidades claras de gol. No primeiro tempo, as melhores chances foram de John Kennedy, que chutou à esquerda do gol de Vágner aos 37 minutos, e Boschillia, que em uma cobrança de falta mandou a bola por cima da meta aos 43.
A expectativa era de que a segunda etapa fosse mais emocionante. Logo no início, Millán cabeceou perigosamente em cobrança de escanteio, mas a resposta do Operário veio com Boschilia, que arriscou de fora da área, levando Fábio a realizar uma boa defesa. Contudo, a tendência de um jogo sem grandes movimentações no ataque continuou, com as defesas se sobressaindo.
Antes de enfrentar o Fluminense, o Operário havia avançado nas fases anteriores da Copa do Brasil, superando Betim-MG na segunda fase, Capital-DF na terceira e Londrina na quarta. O Fluminense, por sua vez, estreou nesta fase do torneio após participar da Série A.
O segundo confronto entre as equipes está agendado para o dia 12 de maio, uma terça-feira, às 21h30, no Maracanã. Em caso de novo empate, a decisão será levada para os pênaltis, o que aumenta a expectativa para o duelo decisivo na casa dos cariocas.
A partida teve a arbitragem de Matheus Delgado Candançan, com assistência de Neuza Ines Back e Luiz Alberto Andrini Nogueira. O VAR foi comandado por Diego Pombo Lopez. Os Cartões Amarelos foram aplicados a Boschilia, Berto e Pablo do Operário, e a Otávio do Fluminense, mas não houve Cartões Vermelhos durante o jogo.





