O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo Ivo de Carvalho foi expulso dos Estados Unidos, conforme anúncio feito pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado. As autoridades americanas alegaram que Ivo tentou "manipular" o sistema de imigração, contornando pedidos formais de extradição e estendendo perseguições políticas em território norte-americano.
A decisão de expulsão ocorreu após a prisão do ex-deputado federal Alexandre Ramagem pelo Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE) e sua posterior soltura. Ramagem buscou refúgio nos EUA para escapar de uma condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil por tentativa de golpe de Estado.
Em comunicado publicado na rede social “X”, o Departamento de Estado dos EUA destacou que "nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração para contornar pedidos formais de extradição". A ordem para que Ivo deixasse o país foi dada de forma imediata, evidenciando a seriedade da situação.
A confirmação de que o delegado em questão é Marcelo Ivo foi obtida por meio de fontes oficiais. A Polícia Federal, por sua vez, informou que ainda não recebeu qualquer comunicação sobre a expulsão. O Ministério das Relações Exteriores também se manifestou, mas optou por não comentar o episódio no momento.
Marcelo Ivo está atuando como oficial de ligação da PF em Miami desde agosto de 2023, colaborando com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, que lida com assuntos relacionados à imigração e segurança nacional.
O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, que reside nos Estados Unidos, comentou a situação em sua conta na rede social, ironizando a atuação da Polícia Federal. Ele afirmou que a PF tentou "dar uma de malandra" em relação ao caso de Ramagem, que, segundo ele, deveria ser tratado como um caso de extradição devido à condenação no Brasil.





