A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná já enviou 43 alertas de eventos severos ou extremos em 2025 utilizando o Cell Broadcast. Essa ferramenta permite o envio de mensagens de texto com aviso sonoro e vibração para celulares sem necessidade de cadastro prévio. O número de alertas emitidos neste ano representa quase a metade dos avisos disparados em 2025, totalizando 91 no primeiro ano de funcionamento integral do sistema. Ao todo, já foram 134 alertas desde a implementação do serviço.
A tecnologia é utilizada para notificar a população sobre eventos meteorológicos severos, como vendavais e risco de inundação. No dia 17, foi enviado um alerta para a região Norte do Paraná, informando moradores de Ibiporã e Londrina sobre temporais e risco de granizo. O Cell Broadcast, disponível no Paraná desde agosto de 2024, foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e opera nas redes 4G e 5G, permitindo que mensagens sejam enviadas a todos os celulares em uma área específica.
Os alertas podem ser recebidos mesmo com o telefone em modo silencioso, mas em situações extremas, um sinal sonoro é emitido. O coordenador-executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Ricardo Fernandes, destaca que a mensagem se sobrepõe a aplicativos em uso, mas não é recebida se o celular estiver em modo avião com Wi-Fi ligado.
Os alertas estão distribuídos por todo o Estado, com Guaratuba registrando o maior número de acionamentos, seguido por Palmas, Matinhos e Salgado Filho. Além do Cell Broadcast, a Defesa Civil utiliza outros canais de comunicação, como WhatsApp e SMS, que exigem cadastro para acesso aos alertas. A Defesa Civil também oferece orientações sobre como agir em situações de perigo em seu site.






