A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, informa que recebeu autorização da ANTT para o início da cobrança tarifária nos pórticos do Pedágio Eletrônico. O pagamento se inicia à 00h do dia 23 de fevereiro.
A aprovação da ANTT ocorre após o cumprimento integral das metas e parâmetros contratuais dos trabalhos iniciais da concessionária. Atualmente, a BR-163 foi classificada pela CNT como a melhor rodovia do sul do país. A concessionária iniciou a operação assistida, etapa que antecede o início da cobrança e tem como objetivo intensificar as ações educativas e de orientação aos usuários sobre o funcionamento do sistema.
A EPR Iguaçu dará continuidade às ações de orientação ao público, distribuição de materiais informativos e apoio ao cadastramento nos canais digitais. Além disso, a concessionária esclarecerá dúvidas sobre formas de pagamento, valores de tarifas e benefícios do modelo. O diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, ressalta a importância do cadastro prévio na plataforma ou no aplicativo 'Pedágio Eletrônico EPR'.
O Pedágio Eletrônico opera por meio de pórticos equipados com tecnologia capaz de identificar 100% das passagens, seja pela leitura da TAG eletrônica ou pela identificação da placa do veículo. Os sensores reconhecem características como altura, largura, comprimento e número de eixos, permitindo a passagem dos veículos em fluxo contínuo, sem necessidade de paradas. Além disso, o modelo de Pedágio Eletrônico contribui para a segurança viária, fluidez e conforto dos usuários, permitindo que a cobrança da tarifa seja feita de forma automática.






