⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Clube de Ciências de Colégio Cívico-Militar Ajuda na Rearborização de Rolândia

Projeto ambiental do clube de ciências ajuda a melhorar a qualidade da água e a flora local em Rolândia....
Foto: Governo do Paraná

O clube de ciências do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Kennedy, em Rolândia, ganhou destaque na cidade ao chamar a atenção de autoridades municipais para questões ambientais encontradas no maior lago da região, San Fernando. Isso resultou em um projeto de rearborização para melhorar a qualidade da água e a flora local.

Fundado em 2024 por meio da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, o Discovery Kennedy’s surgiu a partir da ideia da professora de Biologia e Ciências, Eglaia Carvalho Cheron, com apoio do professor de Matemática, Carlos Marcelo Campaner. Em um ano de projeto, os alunos conseguiram mapear a flora e fauna ao redor do lago e realizar análises da qualidade de água que evidenciaram a necessidade de melhorias no local.

A professora responsável pelo clube conta como foi o início do projeto e a necessidade de apresentar a prática em ciência para os alunos. “Tivemos que fazer o letramento científico dos alunos para eles entenderem que tem a parte teórica de verificar a referência bibliográfica, levantar dados e tudo mais e sentar e escrever. Após isso, partimos para a prática, onde eles ficam muito encantados, porque a gente foi até o lago, levou os testes de análise de qualidade da água, eles viram temperatura, pH. Eles eram os cientistas que estavam fazendo este levantamento”, explica Eglaia.

A constatação levou a uma parceria com a prefeitura, que pretende rearborizar a região com espécies nativas, que sejam mais benéficas para o ambiente local. “A gente fez o levantamento que apontou 377 espécies de eucalipto. O eucalipto é uma planta exótica, não serve, é como um deserto verde para a região. Apresentamos isso em uma sessão com o prefeito, os alunos foram lá explicaram que encontramos nitrogênio na água e outras questões. A partir do estudo científico que os meus alunos fizeram, a prefeitura vai fazer o replanejamento de espécies arbóreas lá no lago”, conta Eglaia.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01