Um ciclone extratropical e uma frente fria vão provocar pancadas de chuva e calor no Paraná no fim de semana, com temperaturas acima de 30°C em algumas áreas.
Com a formação de um ciclone extratropical, o fim de semana no Paraná deve ser marcado por pancadas de chuvas e calor, com temperaturas acima dos 30° em algumas regiões do estado, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A formação de um ciclone extratropical fará com que o fim de semana no Paraná seja marcado por pancadas de chuva e calor, com temperaturas acima de 30°C em algumas regiões,
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explicou que uma frente fria se formará no fim de semana ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. A frente fria estará associada à formação do ciclone extratropical, que não passará sobre o Paraná, mas já impactará o tempo a partir desta quinta-feira.
Na quinta-feira (8), as chuvas retornam, principalmente no Litoral e no Oeste do Paraná. De sexta-feira (9) a domingo (11), temporais atingirão as demais áreas do estado, com eventos mais fortes no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste.
Kneib acrescentou que a combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, que são rápidas no período da tarde. Às vezes, elas vêm acompanhadas de queda de granizo, rajadas de vento moderadas e, ocasionalmente, fortes, e de incidência de raios.







