A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) retoma na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, a agenda regular de reuniões, com a retomada das análises e votações de proposições em tramitação no Legislativo estadual.
O colegiado, presidido pelo deputado Ademar Traiano (PSD), volta a avaliar matérias sob o aspecto constitucional, jurídico e regimental, etapa obrigatória antes do encaminhamento aos demais grupos temáticos. A expectativa é de que os trabalhos avancem mesmo em ano eleitoral, mantendo o fluxo do processo legislativo e o cumprimento dos prazos internos previstos no regimento da Casa.
Na pauta inicial estão projetos relacionados a políticas públicas nas áreas social, educacional e de segurança, além de propostas ligadas à organização administrativa do Estado.
Entre os textos previstos para nova apreciação está a iniciativa apresentada pela Defensoria Pública do Paraná que trata da garantia de assistência jurídica integral a vítimas de racismo e injúria racial.
A matéria estabelece diretrizes para atendimento especializado e atuação institucional em processos judiciais e extrajudiciais, ampliando o acesso à Justiça. As reuniões da comissão ocorrem semanalmente e as decisões podem resultar no arquivamento, aprovação ou encaminhamento das proposições para votação em plenário.
Também devem constar matérias de autoria parlamentar com pedido de vista e retorno de diligência, abordando temas como a exigência de critérios científicos para a vacinação escolar; a criação de programa de monitoramento eletrônico de agressores em casos de violência doméstica; o uso de inteligência artificial na prevenção e resposta a desastres climáticos; políticas de incentivo à doação de sangue e órgãos, entre outros.
A Comissão ainda analisa projetos que tratam do reconhecimento de bens e manifestações como patrimônio cultural e imaterial do Paraná, além de propostas que concedem título de utilidade pública a entidades paranaenses de caráter social, esportivo e comunitário
Considerada a comissão mais importante do Legislativo paranaense, a CCJ é responsável por avaliar a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa das proposições antes que avancem para as demais comissões ou para votação em plenário.
Com o retorno dos trabalhos, temas de interesse da sociedade paranaense voltam a ser debatidos, garantindo o andamento do processo legislativo.
As reuniões, abertas ao público, ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 13h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Assembleia e pela TV Assembleia (canais 10.2 da TV aberta e 16 da Claro/Net).
Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Pulou muro para roubar e incendiar o quintal
Batia na mãe alucinado de droga
Guarda do tráfico acerta poste na fuga e é preso
Pistoleiros executam barbeiro e ferem cliente
Aliel Machado é escolhido como novo líder do Partido Verde
PV terá apenas duas candidaturas a deputado federal
Roberto Requião está patinando para disputar cadeira na Câmara Federal
Litoral do Paraná tem calorão, pancadas de chuva e clima abafado até o fim de semana
Dicas para iniciantes no CrossFit
Briga de Ricardo Barros e Sergio Moro agora é na IA
Rafael Greca pode virar limonada em outubro
Sete vereadores perdem mandato por abuso econômico
Será possível reviver em um corpo cibernético?
Óbitos em Curitiba de cinco de fevereiro de 2026
Horóscopo de seis de fevereiro de 2026
Horóscopo Chinês de seis de fevereiro de 2026
Fonte:Paraná Jornal






