A Secretaria de Educação de Cascavel anunciou a ampliação do programa de credenciamento de instituições privadas, que atuam na educação infantil. A iniciativa visa aumentar a oferta mensal de vagas em creches, passando de 500 para 600, com o intuito de atender à demanda crescente da rede municipal para crianças de 0 a 3 anos.
Para viabilizar essa ampliação, será realizado um investimento de R$ 5.423.352,00. Esse montante será utilizado para remunerar as instituições particulares que oferecerem serviços pedagógicos sob a supervisão da prefeitura, assegurando que as exigências legais e de qualidade sejam cumpridas.
Um novo edital de credenciamento será divulgado nos próximos dias, sendo uma medida necessária não apenas para a expansão das vagas, mas também em função da reestruturação da comissão responsável pelo processo, conforme estabelecido pelo Decreto nº 20.315, publicado em 18 de abril. As instituições que já prestam serviços, assim como aquelas que desejam se candidatar, deverão realizar um novo recadastramento.
A secretária de Educação, Gislaine Buraki de Andrade, destacou que o credenciamento proporcionará uma resposta mais ágil à fila de espera, enquanto a infraestrutura da rede pública é desenvolvida. Essa ação é parte de uma estratégia mais ampla que busca garantir que o direito à educação na primeira infância seja respeitado, oferecendo suporte às famílias que dependem de ensino em tempo integral para poder trabalhar.
A prefeitura acredita que a compra de vagas na rede privada serve como uma ferramenta complementar para atender a essa demanda. Com a nova estrutura da comissão de análise, o governo municipal pretende assegurar maior transparência na seleção das instituições parceiras e na fiscalização dos recursos que serão aplicados.





