O projeto “MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre” levará obras aos jardins do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. A inauguração está agendada para 25 de fevereiro, às 15h. O local é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Paraná, através do Instituto Água e Terra e do Museu Oscar Niemeyer, em parceria com a Soul Parques, que administra o Parque. O projeto conta com curadoria de Marc Pottier e conceito de Fernando Canalli, com a participação de artistas como Gustavo Utrabo, Tom Lisboa, Kulykirida Menihaku, Sonia Dias, Denise Milan e Alexandre Vogler.
Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura, afirmou que a proposta visa ampliar o acesso à cultura, integrando arte e patrimônio natural. A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, destacou que o projeto representa um novo capítulo na história do museu, ao buscar novos públicos e espaços.
O Parque Estadual de Vila Velha é reconhecido por sua biodiversidade e formações rochosas únicas. O projeto “MON sem Paredes” busca levar arte a áreas externas, criando um convite à população para explorar a cultura e a arte em um ambiente natural.






