Araucária, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, comemorou 136 anos na quarta-feira (11). A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) celebra a data, destacando a alta qualidade de vida dos 151,7 mil habitantes da cidade, que já contam com acesso universal à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto, resultado de constantes investimentos da Companhia.
Nos últimos seis anos, entre 2020 e 2025, a Sanepar investiu R$ 71,5 milhões em melhorias e serviços para Araucária. Com esses investimentos, a cidade atingiu, com anos de antecedência, as metas nacionais de saneamento básico que ainda são um desafio para várias cidades do Brasil. Atualmente, 100% da área urbana possui oferta de água tratada e 92% já conta com coleta e tratamento de esgoto.
Esses resultados superam os de algumas capitais, que não atingem as metas estipuladas pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que exige 99% de cobertura de água tratada e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressalta que investir em saneamento é investir na qualidade de vida da população, destacando a importância das bacias hidrográficas da região para o abastecimento.
Além dos números, os investimentos em saneamento trazem reflexos significativos na saúde e na educação. Estudos indicam que a cada R$ 100 milhões investidos, pode-se reduzir até 157 mil internações por doenças relacionadas à água contaminada. Também foi observado que estudantes com acesso a saneamento básico permanecem na escola por uma média de 2,8 anos a mais, o que impacta positivamente em suas vidas profissionais, resultando em rendas superiores em comparação a quem não tem acesso a esses serviços.






